Mangabeira Unger: “Nem impeachment nem renúncia”

Mangabeira Unger, ex-ministro de Dilma e Lula - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Mangabeira Unger, ex-ministro de Dilma e Lula – Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Nem impeachment nem renúncia. A alternativa para o Brasil sair da crise é uma só: condições para a presidenta Dilma Rousseff governar. É o que acredita o ex-ministro e filósofo Mangabeira Unger em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Mais: para ele, Dilma é a figura mais honesta na chefia de Estado desde o início da República.

O filósofo acredita que a renúncia seria menos “danosa” para a democracia do que o impeachment, mas que essa também não é a melhor alternativa. “O melhor para o País é que a presidente seja resguardada no exercício do seu mandato, mas que, em seguida, reoriente radicalmente o seu governo. Que chame os melhores”, afirmou.

Ele acredita que as tais pedaladas fiscais – uso de dinheiro de bancos públicos para bancar programas sociais – são insuficientes para enquadrá-la em crime de responsabilidade. “Práticas fiscais usadas por todos os presidentes recentes não podem servir para derrubar presidente.”

Para Unger, que foi ministro tanto de Dilma quanto de Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta não pode ser confundida com corruptos. “Conheço Dilma Rousseff há mais de 30 anos”, recorda-se. “Como todos nós, ela é cheia de defeitos, mas é uma pessoa íntegra e ilibada. Desde Prudente de Morais (1894-1898), não vemos tanta severidade moral na pessoa do chefe de Estado.”

Para o pensador, a “onda contra Dilma” foi embrulhada em “ódio e frustração no manto do moralismo”: “A onda passará e deixará um gosto amargo na boca da nação. Não há atalhos para construir o Brasil.”


Comentários

Uma resposta para “Mangabeira Unger: “Nem impeachment nem renúncia””

  1. Avatar de Belisa Melo
    Belisa Melo

    Renunciar, JAMAIS! Se eles querem tirar ela do governo que tirem desse meio sujo, porque ela eh limpa e soh nao governa melhor porque eles nao estao deixando! O pais e o mundo tem que saber que eles estao indo ateh as ultimas consequências ilegais e forjadas para acabar com o Governo Dilma, com o Governo do PT. Sao trapaceiros! Esta tentativa aconteceria mais cedo ou mais tarde, depois de 13 anos de governo de esquerda. Qualquer pessoa que esteja antenada com o processo, de como tudo isto esta acontecendo, nao somente dentro do pais, como no mundo, sabe que existe um movimento mundial forjado pelos EUA para eliminar tendencias de esquerda e paises que buscam sua autonomia, com sua intervencao perniciosa, que causa guerras e divisoes internas para enfraquecer a politica do pais e eles oferecerem a solucao! E no Brasil, isto esta sendo feito “camufladamente”, uma vez ja estamos calejado com a sua intervencao no periodo da ditadura que vivenciamos. Os politicos poderosos e golpistas estao todos comprados para vender o pais por uma bagatela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.