Giovane, do vôlei, será primeiro brasileiro a carregar tocha da Rio 2016

O bi-campeão olimpico, Giovane - Foto: Divulgacao/Leandra Benjamin/MPIX Bradesco
O bicampeão olímpico Giovane – Foto: Divulgação/Leandra Benjamin/MPIX Bradesco

Muitos brasileiros irão carregar a tocha olímpica a partir do momento em que ela chegar ao Brasil para a Rio 2016. Mas a honra de ser o primeiro cidadão do País a conduzir a chama, ainda na Grécia, logo após o acendimento, no próximo dia 21 de abril, caberá ao mineiro Giovane Farinazzo Gávio, 45 anos, o Giovane do Vôlei.

Bicampeão olímpico (Barcelona 1992 e Atenas 2004) e gerente de voleibol do Comitê Organizador da Rio 2016 (CO-Rio), Giovane não escondeu a emoção ao receber a notícia: “Eu já tinha ficado extremamente honrado semanas atrás ao ser selecionado para conduzir a tocha em Juiz de Fora, minha cidade natal. Mas conduzi-la na Grécia será ainda mais emocionante. Estarei, afinal de contas, no templo sagrado dos jogos olímpicos”.

Giovane foi um dos condutores da tocha da Olimpíada de Atenas 2004 quando a chama passou pelo Brasil. O ex-jogador percorreu um trecho no Aterro do Flamengo, no Rio, e passou a chama para Zagallo, único tetracampeão mundial de seleções de futebol do mundo.

O ginasta grego Lefteris Petrounias, campeão mundial de argolas em 2015, será o primeiro a ter sob controle a chama da Rio 2016. Ele acenderá a tocha na pira eterna do olimpismo, na Grécia, e logo em seguida a entregará ao brasileiro Giovane.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.