“Imprensa brasileira insufla população para derrubar Dilma”, diz Repórteres Sem Fronteiras

Reprodução/rsf.org
Para a organização, o conflito de interesse da mídia brasileira é um dos principais motivos para o aumento da violência –  Reprodução/rsf.org

A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras publicou na última quarta-feira (20) um artigo criticando a cobertura mídia brasileira sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Segundo a ONG, os maiores veículos de comunicação do Brasil estão insuflando a população para tentar derrubar a presidenta.

De acordo com o artigo, “os jornalistas que trabalham para estes grupos de mídia estão claramente sujeitos à influência de interesses particulares e partidários [de seus donos], e esses conflitos de interesses são claramente prejudiciais para a qualidade de suas reportagens”.

Recentemente, a organização publicou o Liberdade de Imprensa no Mundo, no qual o Brasil caiu quatro posições, e como consequência, hoje ocupa a vergonhosa colocação de 104° entre 180 países analisados. Para a organização, esse conflito é um dos principais motivos para o aumento da violência que atinge repórteres no País.

Outros fatores elencados que contribuíram para o aumento da violência são as organizações criminosas e até a Policia Militar, que exerce papel de protagonista nesse enredo, agindo de forma “autoritária e violenta” contra os jornalistas.

Em 2015, sete jornalistas morreram, todos investigavam problemas ligados à política e ao crime organizado.

Publicado todos os anos desde 2002, o relatório mede e compara o nível de liberdade oferecido aos jornalistas em 180 países diferentes. A classificação final depende de uma estatística que é elaborada de acordo com o “pluralismo no país, independência da mídia e a segurança dos profissionais”. A pesquisa é elaborada por meio de um questionário de 87 perguntas preenchido por especialistas em cada nação.

Foto: André Sampaio
Outro fator que contribuiu para o aumento da violência foram as ações violentas e autoritárias da Policia Militar – Foto: André Sampaio


Comentários

2 respostas para ““Imprensa brasileira insufla população para derrubar Dilma”, diz Repórteres Sem Fronteiras”

  1. Avatar de Jurandir Junior
    Jurandir Junior

    Este trabalho nojento da extrema direita vem de tempos, incluindo grande mídia no esquema. O PT demorou para perceber ou tentar recuperar a disseminação de informação. A GLOBO é um grande mal para o Brasil já dizia Leonel Brizola.

  2. Avatar de Monica Cordeiro
    Monica Cordeiro

    O fato de crescente cultura de intolerância, é a demora que o Judiciário conduz os trâmites processuais de corrupção no país. A mídia golpista inflama o povo com inverídicas e tendenciosas culpas contra a nossa Presidente Dilma. Contudo, o Supremo Tribunal e Ministério Público tem grande parcela de responsabilidade o que vir acontecer nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.