Uma história de respeito à arte

"Jerôme
Jerôme Lambert (ao centro), CEO da Montblanc Internacional, e os novos curadores e chairmans da Fundação Cultural Montblanc, Sam Bardaoul (à esq.) e Till Fellrath. Foto: Divulgação / Fundação Cultural Montblanc

Em 1906, unidos pelo ideal de criar os melhores instrumentos de escrita do mundo, August Eberstein, Alfred Nehemias e Johannes Voss fundaram a Montblanc, nome que presta homenagem ao pico mais alto do continente europeu e que faz jus à trajetória ascendente da icônica marca que, em 2016, completa 110 anos. Sediada em Hamburgo, na Alemanha, a Montblanc está presente em 16 países, onde é reconhecida pela excelência na manufatura de peças cultuadas como verdadeiros objetos de arte, como as canetas Rouge Et Noir e Meisterstück, que marcaram a história do Século 20.

Criado em 1992, o Montblanc de La Culture Patronage Award consagra o trabalho de patronos das mais diversas expressões artísticas nos países em que a empresa está presente: Alemanha, Brasil, China, Colômbia, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hong Kong, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido e Suíça.

Ao longo de duas décadas e meia, o prêmio já consagrou 230 projetos e ofereceu mais de 4 milhões de euros, com o propósito de contribuir para a difusão de patronos pioneiros como, entre outros, Yoko Ono, Quincy Jones, Jane Rosenthal e Andrew Lloyd Webber. 

Além do aporte financeiro, os vencedores também recebem, incorporado ao troféu da premiação, um exemplar da série de canetas Montblanc Patronos da Arte. Com características exclusivas e tiragem limitada, a edição especial já foi dedicada a personalidades como J.P. Morgan, Henry Tate, Elizabeth I, Max Von Oppenheim, Gaius Mecenas, Joseph II, Henry E. Steinway e Luciano Pavarotti.

Neste ano, a coleção exclusiva presta homenagem a mecenas Peggy Guggenheim (1898-1979), criadora da fundação homônima de artes visuais sediada em Veneza.

“Vinte e cinco anos depois, este prêmio exclusivo ganhou uma reputação indiscutível, com destaque para a nossa responsabilidade de preservar e promover a cultura da humanidade, dando aos patronos modernos o reconhecimento que merecem pela sua contribuição inestimável, que inspira uma nova geração de filantropos a seguir em frente”, diz Jens Koch Henning, membro do Conselho da Fundação Cultural Montblanc.

Nesta edição festiva a premiação, que em âmbito global reúne um corpo de jurados composto de 44 personalidades de diversas áreas, vai laurear, pela primeira vez, iniciativas realizadas no Brasil.

O júri brasileiro será formado por Rodrigo Santoro, ator consagrado em filmes nacionais, como Bicho de Sete Cabeças e Carandiru, e estrangeiros, como 300 e Ben-Hur, Paulo Abrão Esper, cantor lírico que foi idealizador do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, do Festival Nacional de Canto Aldo Baldin e do Cia. Ópera São Paulo International Festival, além da publisher da revista ARTE!Brasileiros e CEO da Brasileiros Editora, a educadora Patricia Rousseaux.

No Brasil, os finalistas do Montblanc de La Culture Arts Patronage Award são: João Carlos Martins, maestro que, à frente da Filarmônica Bachiana Jovem, contribui para a formação de jovens músicos; Bernardo Paz, criador do Instituto Inhotim, instituição que colocou a pequena cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, no mapa mundial da arte contemporânea; Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, cineastas que, em 1995, deram início a itinerância do Cine Mambembe, projeto que leva gratuitamente às populações dos locais mais remotos do Brasil a projeção de filmes ficcionais.

A cerimônia de anúncio do vencedor e entrega do prêmio será realizada em São Paulo, no dia 7 de junho, com a presença de Jerôme Lambert, CEO da Montblanc International, e de Alain Dos Santos, Manager Director Montblanc Brasil. A revista ARTE!Brasileiros tem a honra de conduzir a organização e a produção do evento.

MAIS
Leia cobertura especial sobre a premiação do Montblanc de La Culture Arts Patronage Award em Veneza, na Itália


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.