O CEO do Facebook e dono do WhatsApp, Mark Zuckerberg, quebrou o silêncio sobre o bloqueio do aplicativo de mensagens no Brasil, que foi encerrado na última terça-feira (03). No total, o app ficou fora do ar por 24 horas no país.
Em um post no seu perfil no Facebook, Zuckerberg condenou fortemente o bloqueio do WhatsApp no Brasil, onde possui 100 milhões de usuários: “A ideia de que todos os brasileiros possam ter seu direito à liberdade de comunicação negado desta forma é muito assustadora em uma democracia”, disse Zuckerberg.
Além disso, o fundador da rede social convocou os brasileiros para um evento do Internet “Freedom Caucus” que acontecerá em Brasília nesta quarta-feira (4), a partir das 18h pela evitar o bloqueio de serviços on-line, e também a assinar uma petição on-line contra o bloqueio do WhatsApp e apps do tipo.
Confira abaixo o comunicado de Zuckerberg na íntegra
WhatsApp já está disponível de novo no Brasil! Vocês se expressaram e suas vozes foram ouvidas. Quero agradecer a nossa comunidade por nos ajudar a resolver essa situação.
Contudo, a ideia de que todos os brasileiros possam ter seu direito à liberdade de comunicação negado desta forma é muito assustadora em uma democracia.
Você e seus amigos podem ajudar a garantir que isso nunca mais aconteça e eu espero que vocês se envolvam.
Nesta quarta-feira (4), às 18h, em Brasília, a recém-formada Frente Parlamentar pela Internet Livre vai promover um evento que apresentará projetos de lei para evitar o bloqueio de serviços de internet como o WhatsApp.
Se você é brasileiro e apoia o WhatsApp, eu quero incentivá-lo a expressar sua opinião.
Compartilhe essa causa assinando a petição:
https://www.change.org/p/poder-judici%C3%A1rio-bloqueio-n%C…
E comparecendo ao evento pessoalmente amanhã:
https://www.facebook.com/events/1735225276749706/
O maior impacto que você pode causar é indo ao Congresso, às 18h, e também participando da discussão sobre a importância de conectar as pessoas.
Os brasileiros estão entre os líderes na tarefa de conectar o mundo e criar uma internet aberta há muitos anos. Eu espero que vocês expressem sua opinião e exijam mudanças.
#ConectaBrasil #ConecteoMundo
Segurança
Aplicativo mais popular do Brasil, o WhatsApp tira o sono dos brasileiros quando o assunto é segurança, segundo informações da PSafe, empresa brasileira que oferece um serviço de segurança online. Segundo levantamento da PSafe a partir de janeiro, o WhatsApp lidera com folga a utilização da função Cofre, que adiciona uma camada extra de segurança com senha ao aplicativo.
Nada menos do que 69% dos 1,1 milhão de usuários do PSafe Total que ativaram o Cofre escolheram adicionar essa senha extra justamente ao WhatsApp, que recentemente adicionou a criptografia de ponta a ponta para dar mais proteção às mensagens trocadas pela plataforma.
Com isso, o WhatsApp lidera o ranking de ativações do Cofre, de acordo com a PSafe. Em segundo lugar, aparece a Galeria de Fotos, com 59% de ativações, seguida pelo app do Facebook, com 41%, pelo Facebook Messenger, com 36%, e pelo Gmail, com apenas 14%.
Vale destacar ainda que 92% dos usuários do PSafe Total também utilizam o WhatsApp, bem mais do que os 75% que usam o Facebook, por exemplo.
Para o diretor de desenvolvimento da PSafe, Apolo Doca, é importante tomar algumas precauções ao usar o Cofre para que essa camada extra de segurança realmente funcione.
“Uma dica muito importante é que a senha do seu aparelho Android precisa ser diferente do seu Cofre. Algumas pessoas usam a mesma senha. Gosto de usar o conceito de chaves para falar sobre isso. Você tem uma chave para casa e outra para o carro, por exemplo. Na Internet precisa ser assim”, explica Apolo.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário