Burle Marx ganha retrospectiva no Museu Judaico em NY

Roberto Burle Marx pintando, paisagista
Burle Marx pintando em sua residência. Foto: Divulgação

Roberto Burle Marx (1909-1994) ficou consagrado por sua atuação como paisagista, produzindo obras como o Terraço Jardim do Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e os jardins do complexo da Pampulha, em Belo Horizonte. O artista, que se definia como “o poeta de sua própria vida”, ganha agora uma homenagem no Museu Judaico de Nova York que apresenta a exposição Roberto Burle Marx: Modernista Brasileiro, em cartaz até 18/09. A mostra, com curadoria de Jens Hoffmann e Claudia J. Nahson, foi feita em parceria com o Sítio Roberto Burle Marx e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SRBM/Iphan).

Além de paisagista, Burle Marx atuou como arquiteto, desenhista, pintor, gravador, litógrafo, escultor, tapeceiro, ceramista, designer de jóias e decorador. É exatamente essa faceta múltipla de sua produção que é evidenciada na mostra em Nova York. O museu apresenta cerca de 140 trabalhos de Burle Marx, dentre pinturas, tapeçarias, capas de livros, maquetes e ilustrações. São obras feitas desde o começo da carreira do artista, como a pintura Mulher de Combinação Rosa, até projetos inéditos como os produzidos para sinagogas em São Paulo. A mostra também expõe obras inspiradas na produção de Burle Marx, como esculturas da artista brasileira Beatriz Milhazes.

700_TJM_662-BurleMarx_F011-Vargem
Jardim, projetado por Burle Marx, na residência de Clemente Gomes. Foto: Divulgação

Influenciado por artistas como o pintor Cândido Portinari e o escritor Mario de Andrade, Burle Marx incorporou elementos da fauna local em seus jardins. Ele costumava realizar excursões pelo país, nas quais encontrava novas espécies vegetais, até então desconhecidas pelos botânicos. Também faz parte de sua obra projetos de arquitetura moderna brasileira, feitos em colaboração com nomes como Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

Fundado em 1904, o Museu Judaico é uma das mais importantes instituições do mundo dedicadas à arte e à cultura judaicas, e faz parte do Museum  Mile de Nova York, localizado em frente ao Central Park. A exposição seguirá depois para a Galeria de Arte do Banco da Alemanha (KunstHalle) em Berlim e o Museu de Arte do Rio, em 2017.

Serviço – Roberto Burle Marx: Modernista Brasileiro
Até 18 de setembro
Museu Judaico de Nova York – 1109 5th Ave at 92nd St, Nova York
thejewishmuseum.org/

 

.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.