A relação entre território e cultura é o tema da 14ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 16 e 22 de maio. Organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiros de Museus), o evento ocorre anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18/5). Cerca de 1.236 instituições culturais do país integram a programação desta edição que conta com palestras, oficinas, visitas mediadas e exibição de filmes.
A Casa das Rosas, em São Paulo, por exemplo, promove o debate Ramos de Azevedo e a Transformação da Paisagem Urbana, no dia 17. Arquitetos e historiadores falarão sobre a importância do legado de Azevedo para a construção da cidade de São Paulo. Em Recife, no dia 18, o Museu da Abolição organiza uma roda de diálogo sobre o papel desempenhado pelas mulheres nas comunidades pesqueiras de Pernambuco. A programação completa da semana pode ser acessada neste link.
O tema deste ano investiga como os territórios são marcados por histórias e identidades, refletindo sobre o papel do museu na preservação e dinamização dessa memória coletiva. O Ibram organizou diversos materiais sobre o assunto, disponíveis para download aqui.
Deixe um comentário