“Um golpe de Estado se concretizou no Brasil”, diz cineasta em Cannes

image
O delírio é a Redenção dos Aflitos é único título da América Latina na mostra Semana da Crítica, que integra o festival francês. Divulgação/Semana da Crítica

Primeiro cineasta brasileiro a exibir um filme na edição deste ano do Festival de Cannes, Fellipe Fernandes criticou em seu discurso antes da exibição o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e a situação política do Brasil. O curta-metragem de Fernandes, O delírio é a redenção dos aflitos, é único título da América Latina na mostra Semana da Crítica, que integra o festival francês.

Antes da exibição, no domingo (15), quando a equipe foi chamada ao palco para falar sobre o filme,   o cineasta disse, em francês, que a estreia de seu primeiro curta era um momento muito especial, mas também muito particular e tenso pelo o que esta acontecendo no Brasil. “Falei que um golpe de Estado havia acabado de se concretizar no Brasil e que quando voltássemos para casa estaria no poder um governo ilegítimo, machista e elitista. E que nesse momento o cinema era uma de nossas armas de resistência e que nós iríamos resistir”, disse. Segundo Fernandes, a manifestação foi feita em nome de toda a equipe do filme.

O filme retrata uma garota que trabalha em uma loja de departamento e que vive em um prédio de Olinda que corre o risco de desabar. A protagonista é vivida pela atriz Nash Laila.

“A exibição foi massa. O Delírio foi o último filme de uma sessão com cinco curtas de diferentes origens e bem distintos entre si. As pessoas que vieram falar comigo depois do filme tinham gostado, foi bem legal. E no momento da apresentação do filme os brasileiros que estavam na sala aplaudiram bastante”, comemorou Fernandes.

 


Comentários

Uma resposta para ““Um golpe de Estado se concretizou no Brasil”, diz cineasta em Cannes”

  1. Mentiroso! Safado! Desonesto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.