O Batalhão de Choque da PM retirou com violência o grupo de estudantes que permanecia em protesto no interior da sede da Secretaria Estadual de Educação, no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio. O tumulto durante a desocupação, ocorrida às 4h30 deste sábado (21), foi tamanha que dois estudantes ficaram desacordados.
Fazendo uso de spray de pimenta para controlar os jovens, a polícia invadiu o lugar. Na confusão, dois alunos desmaiaram e precisaram ser socorridos por colegas.
De acordo com a secretaria, um acordo com os alunos garantia a desocupação em troca de um lugar na mesa de negociações para a discussão de mudanças no ensino do Estado. Após o acordo, no entanto, os jovens teriam voltado atrás e decidido permanecer acampado no prédio, o que eles negam.
Quando a madrugada chegou, a desocupação aconteceu, de surpresa. Segundo os estudantes, eles não reagiram, apenas se sentaram no chão. Eles dizem que secretaria teria se comprometido a impedir que o Batalhão de Choque entrasse na escola: “A gente não tacou pedra, a gente não tacou pau, a gente só ficou parado. Eles chegaram com spray de pimenta na cara”, contou um dos alunos.
Deixe um comentário