Centenas de acadêmicos especializados em América Latina protestaram nessa sexta-feira (27), em Nova York, contra o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. A manifestação aconteceu na abertura do congresso da LASA, associação de mais de 12 mil integrantes e instituições que estuda a América Latina.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi convidado para debater no evento neste sábado, mas cancelou sua participação quando soube que teriam protestos contra o impeachment.
A manifestação foi organizada pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), instituição internacional não governamental com status associativo na UNESCO e que reúne 542 centros de pesquisas voltados para ciências sociais e humanitárias em 41 países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França e Portugal. Os acadêmicos vestiam camisas pretas, onde se lia “Brasil. A democracia de luto. Não ao golpe”.
O conselho diretivo da LASA, que celebra seu 50º aniversário, aprovou na véspera, por unanimidade, uma moção de repúdio ao golpe, decisão que foi anunciada na abertura do Congresso.
Deixe um comentário