Depois de receber diversas reclamações questionando o conteúdo e a “responsabilidade moral” de uma campanha da marca C&A, intitulada “Dia dos Misturados”, em referência ao dia dos namorados, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) resolveu abrir uma ação contra a marca para investigar o conteúdo assinado pela agência AlmapBBDO.
O comercial mostra casais compostos por homens e mulheres, que, após se beijarem, trocam de roupa. No caso, o homem passa a vestir roupas “supostamente” destinadas a mulheres e vice-versa. A reportagem da Brasileiros entrou em contato com assessoria do Conar, que disse que o comercial continuará veiculando durante a tramitação do processo, e que não existe nenhuma medida liminar para suspender o comercial.
A historia ganhou tamanha proporção depois do comentário da cantora e pastora Ana Paula Valadão. Por meio de suas redes sociais ela pediu o boicote do comercial. “Nós que conhecemos a Verdade imutável da Palavra de Deus não podemos ficar calados Temos que #boicotar essa loja e mostrar nosso repúdio”, escreveu.
Questionada sobre o processo que está tramitando no Conar, a C&A não se manifestou. Por meio de nota, a marca disse que a campanha “Dia dos Misturados”, faz um novo convite à mistura de atitudes, cores e estampas como forma de expressão e que o respeito à diversidade, inclusive de opiniões, foi sempre um princípio da marca.
No ano passado, a agência AlmapBBDO enfrentou um problema parecido com uma propaganda da marca “O Boticário”, chamada As Sete Tentações, que retratava uma união entre pessoas do mesmo sexo. O comercial chegou a ser julgado no Conar e em seguida, absolvido.
A edição da Revista Brasileiros do mês de junho tem como tema principal a diversidade de gênero, intitulada: “Homem ou Mulher? Esta não é mais uma questão de gênero”, a reportagem entrevistou psicanalistas, médicos, antropólogos, juristas e transgêneros para entender o impacto dessa mudança na sociedade.
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