Defendendo a bandeira da segurança pública, candidatos policiais sairão em peso nas eleições à prefeitura deste ano. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, são campeões de votos para deputado e pretendem concorrer com candidatos de grupos políticos tradicionais.
Em Goiânia, o Delegado Waldir (PR), conhecido opositor da presidenta afastada Dilma Rousseff, é um dos principais nomes. Em 2014, ele foi o deputado federal mais votado da história.
O Delegado Eder Mauro (PSD), por sua vez, foi o deputado federal mais votado do Pará. Em Belém, concorrerá com os grupos do senador Jader Barbalho (PMDB) e do governador Simão Jatene (PSDB). Segundo a Folha, Mauro responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal pelos crimes de extorsão e tortura.
Em Fortaleza, um forte candidato à prefeitura é o Capitão Wagner (PR), deputado estadual mais votado da história do Ceará. Disputará com nomes tradicionais como o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e a ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
Em entrevista à Folha, o cientista político Leonardo Barreto, da UnB, diz que a popularidade desses candidatos é reflexo do problema de segurança pública aliado a um suposto declínio da esquerda.
Deixe um comentário