Em Minas Gerais, tem início a 11ª edição do Cine Ouro Preto

Durante a edição de 2015 do festival, público confere a exibição de My Name is Now, Elza Soares. Foto: Léo Lara
Durante a edição de 2015 do festival, público confere a exibição de My Name is Now, Elza Soares. Foto: Léo Lara

Tem início nesta quinta-feira (23), na cidade histórica de Minas Gerais, a mostra anual de cinema de Ouro Preto. Conhecido como CineOP, o festival chega à 11ª edição.

O evento será estruturado em três eixos principais: preservação, história e educação. Além da projeção de filmes, a mostra promoverá debates e oficinas sobre o patrimônio audiovisual brasileiro. A programação da temática histórica destaca o período da abertura política do País, de 1974 a 1988.

Não por acaso, o homenageado desta edição é o documentarista carioca Eduardo Coutinho (1933-2014), cujo filme Cabra Marcado pra Morrer será exibido na abertura da mostra. Com narração de Ferreira Gullar, o longa-metragem conta a história do líder camponês João Pedro Teixeira. As filmagens começaram na década de 1960, sendo interrompidas devido ao golpe militar de 1964. Cerca de 17 anos depois, justamente no período da reabertura política, o trabalho foi retomado e finalizado.

Cabra Marcado Para Morrer será projetado, às 20h30, no Cine Vila Rica, um dos espaços de exibição do festival. O público também poderá conferir a programação do evento no Centro de Convenções e na praça Tiradentes. A programação segue até segunda-feira, 27 de junho.

Confira maiores informações e a programação completa no hotsite do festival  


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.