O número de mortes na cidade de São Paulo registrou queda de 21% nos seis primeiros meses de 2016 na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Segundo levantamento do jornal Folha de S.Paulo, foram 476 vítimas fatais este ano contra 599 12 meses antes.
Os pedestres e motociclistas são as principais vítimas: 182 mortes de pedestres (38%) e 155 de motocilista (33%). Cerca de 80% das vítimas são homens, informam os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).
As mortes no trânsito também caíram no Estado, mas a um ritmo bem mais baixo, de 8%. Ao todo 3.094 pessoas morreram de janeiro a junho de 2015 contra 2.861 neste ano.
Segundo o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, a principal razão para a queda do índice foi a redução dos limites de velocidade máxima pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). “Com velocidade menor, há menos acidentes. Mesmo quando ocorrem, têm menos risco de serem letais.”
Ramalho diz, no entanto, que só em dois anos esses dados poderão ser confirmados. É quando o SUS (Sistema Único de Saúde) publica suas estatísticas de mortes no trânsito.
Deixe um comentário