Após o sucesso da cerimônia de abertura, na noite de sexta (5), o primeiro dia oficial da Rio-2016 começou com sérios problemas de organização. Os torcedores tiveram de enfrentar filas enormes para assistir às competições porque alguns aparelhos de raio-x não estão funcionando. Isso obrigou os seguranças a fazerem as revistas manualmente, de forma precária: os torcedores levavam quase uma hora para entrar no Parque Olímpico, embora as revistas fossem feitas sem o rigor necessário.
O diretor de comunicação da Rio-16, Mário Andrada, admitiu que muitas pessoas entraram nas arenas sem passar por revistas adequadas e pelas máquinas de raio-x. Ele disse, no entanto, que a equipe de segurança tinha conhecimento desses casos e dos riscos envolvidos. Segundo ele, o comitê trabalha para resolver os problemas rapidamente: “Colocamos funcionários da Rio-2016 para melhorar”. A expectativa é de que 185 mil pessoas passem pelo Parque Olímpico ao longo do sábado: “Tivemos problemas nos raio-x. Pedimos desculpas para quem espera debaixo do sol”.
O equipamento de raio-X já não tinha funcionado na sexta-feira, na etapa classificatória do tiro com arco, realizada no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Mas não foi consertado a tempo. No Parque Olímpico as revistas são feitas na entrada dos torcedores. Como o local é a sede de 16 modalidades olímpicas, os fãs com ingressos para todos os eventos ali realizados são obrigados a dividir uma fila de um quilômetro. Dentro do Parque os fãs ainda têm de esperar mais quinze minutos para entrar nas arenas. Por isso vários jogos estão começando com pouquíssimo público.
Na Arena Olímpica que recebe a ginástica, mais da metade do estádio estava vazio quando o atual campeão olímpico Arthur Zanetti fez sua apresentação nas argolas. Muitos torcedores não conseguiram chegar a tempo para ver sua exibição. A revista demorada também causou frustração na Arena do vôlei de praia, em Copacabana. As filas ali chegaram a dois quilômetros de extensão. Ainda havia pessoas entrando no local perto nos minutos finais do jogo.
Deixe um comentário