TSE já contabiliza 503 mil candidatos, e quase 5.000 podem ser impugnados

Tribunal eleitoral recebe as urnas eletrônicas - Foto: Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Tribunal eleitoral recebe as urnas eletrônicas – Foto: Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já soma mais de 503.200 candidatos registrados para disputar as eleições deste ano. As eleições municipais serão realizadas em outubro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e também de vereador.

De acordo com os dados do Tribunal, o número de candidatos a prefeitos que apresentaram o registro de candidatura até agora chega a 17 mil. Para o cargo de vice-prefeito, a quantidade chega a pouco mais de 17 mil candidatos. Já para vereador já são mais de 469.200 candidatos.

O Estado de São Paulo tem 85.811 mil registros para os três cargos até o momento. Em segundo lugar, em número total de registros, está Minas Gerais com 80.800. O estado com a menor quantidade de registros, até o momento, é Roraima, com 1.813.

Desse total, pelo menos 4.849 podem ter os registros de candidatura impugnados por serem considerados ficha-suja perante a Justiça Eleitora em razão da Lei da Ficha Limpa. A lei foi aprovada em 2010 para evitar que políticos condenados disputem cargos públicos, mas tornou-se alvo de uma das principais polêmicas neste início de campanha eleitoral.

Esses registros foram identificados após cruzamento do CPF dos candidatos com bases de dados de tribunais de Justiça, tribunais de contas e outros órgãos de controle. O Ministério Público Federal fez o cruzamento e os dados foram enviados aos cerca de três mil promotores eleitorais, que devem verificar se a ocorrência apontada vai ou não barrar o candidato.

* Com Agência Brasil


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.