O fotógrafo Yuri Dojc e a cineasta Katya Krausova passaram os últimos dez anos rastreando o que seriam os últimos testemunhos da história judaica na Eslováquia. Em vídeos e fotografias, os dois registraram a grande destruição que a Segunda Guerra Mundial provocou no país. São imagens de sinagogas e prédios escolares desertos, artefatos religiosos, livros e mais livros, que estavam sendo lidos, ensinados e celebrados até o momento das deportações em massa para os campos de concentração.
Essas imagens podem ser conferidas na exposição Last Folio- Preservando Imagens que inaugura no dia 19/08 no Unibes Cultural. Organizada pelo grupo internacional de mídia Bertelsmann, a mostra já passou por vários países além da Alemanha, como EUA, Reino Unido, Rússia, Eslováquia e Itália. Essa é a primeira vez que ela é exibida na América Latina. Além dos vídeos e fotografias, a mostra contempla retratos contemporâneos de testemunhas do Holocausto.
Yuri Dojc e Katya Krausova nasceram na antiga Checoslováquia e deixaram sua terra natal em 1968, por razões políticas. Em 1997, Dojc começou a viajar para a Eslováquia repetidamente para criar retratos de sobreviventes do Holocausto e, a partir de 2005, Katya Krausova juntou-se a ele nessas visitas a seu país de origem. Yuri Dojc agora vive no Canadá como fotógrafo reconhecido internacionalmente. Seu trabalho está exposto nas coleções da National Gallery no Canadá, na Biblioteca do Congresso em Washington e no Museu Nacional da Eslováquia, entre outros. Katya Krausova vive em Londres, onde é cofundadora da Portobello Pictures, companhia de produção televisiva e cinematográfica que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com Kolya em 1997. Last Folio tornou-se um foco na vida de ambos os artista.
Serviço – Last Folio – Preservando Memórias
De 19/08 a 22/10
Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo/SP
De Segunda a Sábado das 10h às 18h, com permanência até as 19h. Entrada franca
Deixe um comentário