Candidatos da Igreja Universal lideram em São Paulo e no Rio

Crivella e Russomanno são candidatos do partido criado pela Universão, de Edir Macedo - Foto: Montagem
Crivella e Russomanno são candidatos do partido criado pela Universão, de Edir Macedo – Foto: Montagem

Dois candidatos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus lideram as pesquisas eleitorais nas duas maiores metrópoles do País. Em São Paulo, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) está na frente com 31% das intenções de voto, segundo o Datafolha. No Rio de Janeiro, o senador Marcelo Crivella (PRB) lidera com 28% das preferências, também segundo o Datafolha.

Os levantamentos foram publicados pela Folha de S.Paulo. Em São Paulo, Russomanno está 15 pontos à frente da segunda colocada, a senadora Marta Suplicy (PMDB), que tem 16%. Marta permaneceu estável em relação à pesquisa anterior, mas Russomanno subiu de 25% para 31%. Em terceiro lugar aparecem, empatados dentro da margem de erro de três pontos, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), com 10% 0 prefeito Fernando Haddad (PT) com 8% e o empresário João Doria (PSDB), com 5%.

A seguir aparecem Levy Fidelix (PRTB), com 2%, Major Olímpio (SD), com 2%, e Ricardo Young (Rede), com 1%. Votos brancos ou nulos atingiram 17% das intenções e 7% dos entrevistados não opinaram. O levantamento ouviu 1.092 eleitores entre 23 e 24 de agosto.

Em simulações de segundo turno, Russomanno venceria em todos os cenários. Em uma hipotética disputa com Marta, o deputado ganharia com 51% dos votos, ante 32% da senadora. Ele derrotaria Haddad com 60% a 21%, Doria, com 63% contra 16%, e Erundina, com 56% a 29%.

No Rio, o senador Marcelo Crivella lidera com 28%, seguido do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), com 11%, o também estadual Flávio Bolsonaro (PSC), com 9%, e a deputada federal Jandira Feghali (PC do B), com 7%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

O candidato do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), aparece com 5%. Ele é seguido pelos deputados Índio da Costa (PSD), com 4%, Carlos Roberto Osório (PSDB), com 3%, Alessandro Molon (Rede), com 2%, e Cyro Garcia (PSTU), com 1%.

Crivella busca pela terceira vez a Prefeitura do Rio. Ele tenta superar a rejeição ao seu nome em razão do vínculo com a Igreja Universal, da qual é bispo licenciado. Segundo a pesquisa, 22% não votariam no candidato. Em São Paulo, a resistência contra Russomanno é menor, porque o candidato pessoalmente é católico, embora o PRB seja controlado por políticos da Universal.

Sozinho, o PRB elegeu, em 2014, uma bancada composta por sete deputados federais e um senador, além de ter conseguido emplacar o presidente do partido, Marcos Pereira, como titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo Michel Temer. 


Comentários

3 respostas para “Candidatos da Igreja Universal lideram em São Paulo e no Rio”

  1. Avatar de Vanusa Martins
    Vanusa Martins

    Agora é a vez do Crivella, esse saberá administrar nossa cidade muito bem!

  2. Avatar de Mariana Lobo Bastos
    Mariana Lobo Bastos

    Crivella está surpreendendo com seu plano de governo bem elaborado. De longe, o melhor candidato para a cidade do RJ. Quanto a religião, acho que temos problemas muito maiores para nos preocupar do q isso!

  3. Avatar de Donaldo Mitsunori Dagnone
    Donaldo Mitsunori Dagnone

    Nada poderia ser pior do que termos governantes ligados a religiões… veja o que aconteceu no Oriente Médio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.