Nos últimos anos, a chamada arte latino-americana passou a integrar cada vez mais acervos de instituições internacionais. Reaberto em 2013, o Perez Art Museum é um exemplo, tendo adquirido obras de artistas como Beatriz Milhazes e Diego Rivera. Em recente entrevista à ARTE!Brasileiros, a diretora o Museu Nacional de Arte Moderna da França,Catherine David, afirmou que busca obras de artistas neoconcretistas brasileiros para o acervo da instituição. Nessa mesma toada, o MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) anunciou nesta segunda (17/10) que recebeu uma doação importante proveniente da Colección Patricia Phelps de Cisneros. São mais de 100 obras de artistas renomados da América Latina.
A doação inclui 102 quadros, esculturas e obras sobre papel realizadas entre os anos de 1940 e 1990 por 37 artistas trabalhando no Brasil, na Venezuela e na Região do Rio da Prata da Argentina e do Uruguai, incluindo Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Jesús Rafael Soto, Alejandro Otero e Tomás Maldonado, entre outros. Essas obras juntam-se a outras quarenta que foram doadas por Patricia e Gustavo Cisneros ao longo dos últimos 16 anos.
O MoMA também divulgou a criação do Instituto de Pesquisa Patricia Phelps de Cisneros para o Estudo da Arte da América Latina (Instituto Cisneros), que irá se estabelecer nas mediações do próprio museu. O Instituto oferecerá oportunidades de bolsa de estudos para realização de pesquisas, curadorias, publicações sobre arte latino-americana, além de uma conferência internacional programada para ser realizada anualmente.
Deixe um comentário