Foi divulgado na noite desta quarta-feira (02), durante o encerramento da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo os filmes que foram contemplados com prêmios nessa edição. O evento aconteceu na área externa do Auditório Ibirapuera e contou com a presença dos premiados, que receberam quantias em dinheiro específicas para cada categoria, além de uma estatueta. O público também pode acompanhar a exibição de A General (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman. O filme teve trilha sonora – com nova leitura estreada na Mostra – executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
Dentre os premiados, o filme Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, conquistou a escolha do júri popular na categoria Melhor Filme Brasileiro de Ficção. O longa foi tema de reportagem da Brasileiros em outubro (leia), colocando em destaque a faceta de acolhimento sem medida e múltiplo que as ocupações de sem-teto em São Paulo têm tomado com a presença de refugiados.
A dirigente da Frente de Luta por Moradia (FLM), Carmen Silva Ferreira, considerada pela diretora como “o coração do filme” falou ao público no momento da entrega do prêmio. A líder do movimento desejou que a palavra “refúgio” não seja mais utilizada no mundo como vem sendo usada. Segundo ela: “Refugiados somos todos nós: refugiados de políticas públicas, refugiados da perda dos nossos direitos”. Ela ainda desejou que a Mostra, assim como outras que vêm acontecendo, deixe uma mensagem de tolerância.
Acesse o site da Mostra para conferir a lista com todos os contemplados pelo prêmio
CONTEÚDO!Brasileiros
– Leia também reportagem, publicada na edição 3 de CULTURA!Brasileiros, sobre projeto de residência artística que será realizada até dezembro de 2016 no Hotel Cambridge, por iniciativa dos curadores Yudi Rafael e Juliana Caffé
– Um dos participantes da residência, o artista plástico cearense Ícaro Lira, foi tema de perfil publicado na revista ARTE!Brasileiros. Leia a reportagem
Deixe um comentário