Candidato de extrema-direita admite derrota na Áustria

Norbert Hofer - Foto: Divulgação
Norbert Hofer – Foto: Divulgação

O candidato ultranacionalista e de extrema-direita Norbert Hofer, do Partido da Liberdade (FPÖ), admitiu a derrota para o postulante apoiado pelo Partido Verde, Alexander van der Bellen, no segundo turno da eleição presidencial na Áustria, realizado neste domingo (4).

“Estou infinitamente triste em não ter conseguido. Queria cuidar da Áustria”, escreveu Hofer no Facebook. Pouco antes, a emissora pública “ORF” havia projetado a vitória de Van der Bellen. As urnas foram fechadas às 17h (horário local), e o “verde” lidera a apuração com 53% da preferência.

Em maio passado, Bellen havia vencido o segundo turno com uma margem de apenas 30 mil votos, mas o pleito foi anulado pela Corte Constitucional devido a irregularidades na votação por correspondência.

Se confirmada, a nova vitória de Van der Bellen deixará a União Europeia aliviada, já que Bruxelas temia a ascensão de um candidato eurocético poucos meses depois do referendo que determinou a saída do Reino Unido do bloco.

Hofer havia baseado sua campanha em um duro discurso contra a imigração e a integração europeia e conquistou boa parte do eleitorado usando os mesmos tons nacionalistas que vêm ganhando força não apenas na UE, mas também em países como os Estados Unidos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.