No dia 12/12 às 15h30, Reinaldo Nascimento, voluntário da Amigos da Arte de Educar de Rudolf Steiner participará de uma conversa com Hélio Campos Mello, editor da Revista Brasileiros e Patrícia Campos Mello, jornalista especializada em política internacional.
No debate, que será transmitido ao vivo, serão abordados temas como a crise de refugiados, o trauma das crianças sírias e iraquianas que foram deslocadas pela guerra contra o Estado Islâmico e o papel da pedagogia para amenizar os traumas vividos.
Em novembro deste ano, Reinaldo estave com uma equipe de oito educadores sociais da associação em um campo de refugiados em Zahko, no Iraque, perto de Erbil, cidade curda, a 80 quilômetros ao norte de Mossul
Estavam lá para fazer a Pedagogia de Emergência, uma intervenção pedagógica para jovens em situação de extrema vulnerabilidade. Por meio de artes, jogos, tempo livre para brincar e fases de expressão criativa e artística, cria-se recursos de sobrevivência para jovens soterrados por conflitos. Uma maneira lúdica de superar traumas, readquirir a confiança no outro e ter a possibilidade de voltar a sonhar.
Enquanto esteve no Iraque, Reinaldo Nascimento escreveu, com exclusividade para a Brasileiros, o diário da Pedagogia de Emergência em Zahko, que você pode ler agora na integra aqui.
Confirme sua participação no evento: Live: Pedagogia de Emergência e os Refugiados pelo Mundo
Deixe um comentário