Evento reúne obras de artistas sem representação em galerias

"Se Correr o Bicho Pega', Gunga Guerra. Foto: Divulgação
“Se Correr o Bicho Pega’, Gunga Guerra. Foto: Divulgação

Em sua oitava edição, o Salão dos Artistas Sem Galeria apresenta o trabalho de dez artistas sem representação comercial na capital paulista. A mostra, que ocorre nas galerias Zipper e Sancovsky, também será exibida  no Rio de Janeiro, em Goiás e Minas Gerais. São apresentados trabalhos de dez artistas como Jefferson Lourenço, Marcelo Barros e Gunga Guerra.

A busca por artistas que estão fora das galerias não significa que o salão seja um evento voltado para iniciantes. O organizador da exposição Celso Fioravante afirma que  “pode ter artista de 18 a 88 anos, basta que ele não tenha representação em uma galeria paulistana. Então, não é um salão para artistas emergentes”.

“É uma seleção bastante eclética. Tem três pintores clássicos que trabalham com óleo, acrílico sobre tela. Tem artistas multifacetários, que trabalham com múltiplas linguagens, com colagens, vídeos, fotografia”, ressalta Fioravante.

"Landscape", Lula Ricardi. Foto: Divulgação
“Landscape”, Lula Ricardi. Foto: Divulgação

A ideia da mostra surgiu a partir do trabalho do Mapa das Artes, publicação impressa e digital sobre artes plásticas. “Comecei a sentir falta de um produto que desse visibilidade para essa grande massa de artistas que não tem galeria. Tendo ou não galeria, são os artistas os grandes responsáveis pela existência do Mapa das Artes, site ou impresso”, afirma Fioravante sobre a publicação que é editada há 16 anos.

Os artistas são selecionados por um júri de três participantes do circuito das artes: galeristas, críticos ou curadores. A partir da seleção, eles passam a receber apoio do salão para a divulgação do seu trabalho. “O salão se preocupa não apenas com a exibição, com a divulgação, catalogação, documentação e comercialização da obra de arte do artista”, disse Fioravante.

Todo o processo é financiado pela taxa de inscrição (R$ 140) paga pelos candidatos a participar do salão. “Não conta com nenhuma lei de incentivo, dinheiro público ou patrocinador. É mantido pelos próprios artistas”, acrescentou.

Serviço – Salão dos Artistas Sem Galeria
Zipper Galeria, São Paulo, de 17/1 a 4/3
Galeria Sancovsky, São Paulo, de 12/01 a 04/03


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.