Em sua primeira entrevista televisiva desde a posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que a tortura funciona para combater o terrorismo e defendeu que o País tem que lutar de “igual para igual”.
O magnata disse ao ABC News que vai delegar a decisão ao secretário de defesa, James Mattis, e ao diretor da CIA, Mike Pompeo, mas que ele pessoalmente acredita na eficiência da tortura, como por exemplo, a prática de simulação de afogamento.
“E se eles não quiserem usar, tudo bem. Se eles quiserem, então eu irei trabalhar nesse sentido. Eu quero fazer tudo dentro do limite do que somos autorizados a fazer se for legal… Se eu acho que funciona? Com certeza acredito que funciona”, afirmou.
“Quando o Estado Islâmico está fazendo coisas que nunca ninguém ouviu desde os tempos medievais, eu me oporia à simulação de afogamento?”, questiona Trump. “Devemos combater o fogo com fogo”.
Trump afirmou ter consultado sua equipe de inteligência com relação à questão e a resposta obtida teria sido que a tortura funciona. “O Estado Islâmico está cortando cabeças na televisão e a gente não tem permissão de fazer nada. Não estamos de igual para igual”.
As declarações de Trump surgem depois da entrega de uma proposta ao Departamento de Segurança Nacional, que sugere a hipótese de recuperar o programa de prisões secretas da CIA. Durante a campanha, o magnata disse que traria de volta o afogamento e “técnicas muito piores”.
Deixe um comentário