Intervenção cria dança de vapores na marquise do MuBE

17793346_10155112425308665_692012374_n
Instalação da artista paulistana Laura Vinci ocupa a marquise do MuBE. Foto: Sarah Maia

 
Entre as estruturas de concreto projetadas pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha no fim dos anos 1980, uma névoa muda o árido cenário do MuBE, Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo. A obra No Ar, da artista plástica Laura Vinci, ocupa o pátio do museu até 7 de julho e compõe a exposição Pedra no Céu –  Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha.

A instalação, alusão direta ao nome da mostra, é feita com vapores de água que conferem um ar misterioso à marquise do MuBE. Como nuvens que dançam conforme o vento ou que somem e aparecem com a luz do sol, as brumas formadas por tubulações instaladas no vão de 60 m x 12 m, dão a sensação de que todo o chão flutua.

“Cauê (Alves, curador do museu) viu a obra no Centro Universitário Maria Antonia no ano passado e quis levar para o MuBE”, comenta a artista paulistana, que já apresentou No Ar em outros países, como Portugal e Itália. “Quando vi o trabalho da Laura, achei incrível, me lembrou uma pintura do Renê Magritte, Flecha de Zenon, que o Paulo Mendes da Rocha adora e que dialoga com o projeto do próprio museu”, explica Cauê, que viu ali a possibilidade de concretizar um desejo: levar ao MuBE os trabalhos de seu próprio escultor.

A obra de Magritte, em que o artista belga retrata uma pedra que flutua no ar, também está na mostra ao lado de outros grandes artistas que se relacionam com os projetos do arquiteto, como Amilcar de Castro, Cildo Meirelles, Henry Moore, Jean Baptiste Debret, Mauro Restiffe, além da própria Laura Vinci.

“Paulo (Mendes da Rocha) se refere ao grande plano horizontal da marquise como Pedra no Céu, daí sua relação com a Flecha de Zenon e com a proposta de unir arte e arquitetura nessa mostra dedicada a ele”, explica Cauê. “E por isso também a intervenção da Laura é tão importante para a exposição, é ela que dá forma à ideia sugerida na pintura de Magritte e que inspirou o arquiteto”.

Aplicada pela primeira vez em uma grande arquitetura, segundo Laura, a instalação com os vapores de água agradaram ao próprio Mendes da Rocha. “Ele ficou feliz que, pela primeira vez, alguém usou o chão do pátio”, comenta a artista.

MuBE – Museu Brasileiro de Escultura 
Avenida Europa, 218 – Jardim Europa
Tel. (11) 2594-2601
Terça a domingo, das 10h30 às 18h 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.