A árvore dos elefantes

Amadurecidas Seu fruto produz um licor muito apreciado, o Amarula. De janeiro a março acontece a maturação das frutas que são fonte de renda para as comunidades. Depois de colhidas, elas são levadas para seleção; as que ainda não estão no ponto certo podem esperar um tempinho pela maturação completa.

Entorpecidos A fermentação se dá de forma muito fácil, e não é difícil encontrarmos alguns elefantinhos levemente alcoolizados após comerem as frutas caídas ao chão e que já tiveram o processo de fermentação iniciado.
[nggallery id=14844]

Doce e macia Após a seleção, essas frutas, com o tamanho similar ao de uma laranja, passam por um tanque de inox, onde será realizada a separação de sua casca e grande semente de sua tenra polpa. Essa polpa é prensada e, então, levada para uma destilaria para produção da aguardente de marula. Essa aguardente descansa por dois anos em pequenas barricas de carvalho antes de ser homogeneamente misturada ao creme fresco da fruta. Com gelo ou como coquetéis, essa bebida doce e de textura macia possui o poder de encantar não só o paladar dos elefantes, mas também o nosso.


*Graduada em Gastronomia, com especialização em Enogastronomia e maître-sommelier dos restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, em São Paulo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.