Brizola Neto é o novo ministro do Trabalho

Foto Elza Fiúza/Agência Brasil

Brizola Neto

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, dia 30, a Presidência da República anunciou a nomeação do deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) como o novo ministro do Trabalho. A decisão foi tomada na manhã desta segunda em reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente do PDT e ex-titular da pasta, Carlos Lupi, afastado no fim de 2011 após uma série de denúncias de corrupção no ministério.

“A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou hoje o deputado Brizola Neto para assumir o Ministério do Trabalho e Emprego. A presidenta manifestou confiança de que Brizola Neto, ex-Secretário de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, ex-vereador e deputado federal pelo PDT, prestará grande contribuição ao país”, diz a nota.

A nomeação, que ocorre na véspera do feriado do Dia do Trabalhador, tem o objetivo de resolver a insegurança causada pela saída de Lupi e pela pose de Paulo Roberto dos Santos Pinto, que ocupa o cargo como interino há cinco meses.

A decisão, porém, é polêmica. O futuro ministro enfrenta resistência de órgãos como a Força Sindical, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), dentro de sua própria legenda e até mesmo do próprio Paulo Roberto dos Santos Pinto, que cogita não reassumir seu posto de secretário-executivo do Ministério.

A posse deve ocorrer na quinta-feira, às 11h.

Vida política
Com 33 anos, Brizola Neto é o mais jovem entre todos os ministros. Neto do político gaúcho Leonel Brizola (1922-2004), ele está em seu segundo mandato de deputado federal. Seu início na política aconteceu como secretário do avô e o primeiro mandato foi conquistado em 2004 como vereador na cidade do Rio de Janeiro, quando mostrou ter muita aceitação entre os eleitores mais jovens.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.