“Brasil está 300% preparado”, afirma presidenta da república

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, dia 21, durante a inauguração da ponte em Laguna, em Santa Catarina, que o país está pronto para a enfrentar a crise financeira “Posso assegurar: nós estamos 100%, 200%, 300% preparados. E esta obra aqui faz parte dessa resistência contra a crise”, afirmou, em discurso na cerimônia de assinatura da ordem de serviço da construção da ponte da BR-101 sobre a Lagoa do Imaruí.

Dilma disse que o país construiu ao longo dos últimos anos uma estrutura  de estabilidade que o permite enfrentar as oscilações do mercado internacional. “Antes o mundo espirrava e nós pegávamos uma pneumonia. Agora, estamos mais fortes que estávamos em 2008 e 2009. Agora, temos U$ 370 bilhões em reservas. Naquela época, tínhamos U$ 205 bilhões. Isso é uma proteção contra o que quer que aconteça no sistema financeiro internacional. Estamos em condições de garantir que nossas indústrias exportem, importem, continuem funcionando”, afirmou.”, afirmou.

A crise financeira internacional, iniciada em 2008  com o estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos, segue causando problemas na economia global e especialmente na Europa, que vive o temor de uma saída da Grécia da Zona do Euro. A semana passada foi particularmente difícil para as bolsas. O índice Bovespa fechou por quatro dias em baixa, e já acumula perda de 4 pontos em 2012.

“A Europa está enfrentando a crise com recessão, a ponto de que alguns países passam por taxas de desemprego que sequer concebemos. Metade dos jovens de lá estão sem emprego. É um absurdo, é uma desesperança. O jovem é o futuro do país. O nosso futuro está preservado. Nós temos um compromisso com a geração de emprego e renda”, disse a presidente.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.