O Google comemora nesta quarta-feira, dia 23, o aniversário de 78 anos de Robert Moog, criador do sintetizador Moog, um dos primeiros sitentizadores comercialmente viável, com um “doodle” musical. Os “doodles” do Google são usados para comemorar datas especiais, e modificam o tradicional logo da marca. Outros exemplos podem ser vistos aqui.
O nome Moog virou sinônimo da primeira geração de sintetizadores analógicos. O doodle, baseado no modelo Mini-Moog é interativo , e os usuários da ferramenta de pesquisa podem gravar suas canções e divulgá-las no site de relacionamento Google+. Ryan Germick, da equipe de doodles do Google, é fã de Moog e se uniu ao amigo de trabalho e engenheiro Joey Hurst para reproduzir, no navegador, um sintetizador analógico como os feitos por Moog.
A dupla, que havia trabalhado também no projeto do Doodle em homenagem a Les Paul e suas guitarras, que também era interativo, se baseou em um sintetizador analógico original, projetado por Moog, para desenvolver a animação que estampa a página principal do Google. A animação do doodle levou quatro meses para ficar pronta.
Para os curiosos em fazer arte, mas que não tem muita cancha com sintetizadores, a fundação Mood disponibilizou um tutorial de como operar o doodle.
Deixe um comentário