Petrolífera anuncia descoberta de grande jazida de petróleo no Brasil

A empresa petrolífera espanhola Repsol anunciou nesta quinta-feira, dia 24, que a jazida descoberta recentemente na Bacia de Campos, na costa brasileira, é “uma das maiores descobertas do mundo neste ano”. De acordo com o comunicado, a jazida tem reservas de mais de 700 milhões de barris de petróleo e três trilhões de metros cúbicos de gás.

“Estes números confirmam o alto potencial do bloco BM-C-33, na Bacia de Campos, onde se encontram as recentes descobertas de Seat, Gávea e Pão de Açúcar”, disse o grupo. Segundo a Repsol, a descoberta confirma que a costa do Brasil “é uma das áreas com maior crescimento em reservas de hidrocarbonetos do mundo”.

A Repsol possui 35% do consórcio que explora a jazida, mesma porcentagem do grupo norueguês Statoil. A Petrobras tem 30% de participação. O grupo Repsol tem uma grande participação na exploração de petróleo na costa brasileira. Sua divisão Repsol Sinopec Brasil, em sociedade com a chinesa Sinopec, é uma das principais companhias energéticas em exploração e produção em atividade atualmente no País e trabalha nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

O anúncio, feito na manhã desta quinta, disparou as ações da companhia na Bolsa de Madri. Às 10h53 GMT (7h53 de Brasília) o título da Repsol disparou 3%, a 13,745 euros, em um mercado em alta de 1,75%.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.