ARTE!Brasileiros na dOCUMENTA (13)

De 6 de junho a 16 de setembro, acontece na cidade de Kassel, na Alemanha, a megaexposição dOCUMENTA (13), considerada um dos eventos de arte moderna e contemporânea mais importantes e tradicionais do mundo. Nesses três meses, artistas e amantes das artes poderão experimentar o ambiente de cultura, sensações e movimento pensado pelos idealizadores do evento.

A proposta é oferecer ao público uma reflexão sobre o diálogo entre as artes, as ciências e outros conhecimentos em exibições, palestras, seminários, círculos de leitura e espaços para a apreciação de pinturas, esculturas e cinema. De acordo com os organizadores, o evento, que ocorre a cada cinco anos, é dedicado à pesquisa artística e “as formas de imaginação que exploram a matéria e a dinâmica da vida em conexão com a teoria”.

 

VALE A PENA LEMBRAR
Texto/Fotos equipe ARTE!Brasileiros em Kassel

Segundo a curadora, Carolyn Christov-Bakargiev, dOCUMENTA13 é dedicada à pesquisa artística e formas de imaginação que exploram a matéria, as coisas e suas relações. A ideia da interdisciplinaridade e da visão holística contempla a possibilidade do antigo e do contemporâneo, diferentes conhecimentos e lugares.

No palco. O que é real o que é imaginário?

Louise Bourgoise, uma das maiores artistas contemporâneas, já disse: “a arte é uma garantia de sanidade”

Escolhendo o mesmo caminho, o de que a arte e a produção são formas de trabalharmos questões, como o pavor à violência, a dOCUMENTA traz inúmeras expressões das artes e do pensamento filosófico e social universal onde – ironizadas ou dramatizadas – a guerra, a solidão,  a loucura, as exigências da contemporaneidade e a morte são representadas de inúmeras e particulares formas. Mas há realizações – forma e conteúdo – mais eloquentes que outras.

Uma delas é o que foi apresentado pelos canadenses Janet Cardiff & George Bures Miller. A dupla é conhecida pela utilização de imagens e sons para subverter a dimensão do espaço em suas obras. Fazendo uso de uma das mais contemporâneas das mídias – um iPhone e fones de ouvido -, você é levado a fazer um percurso pela estação, onde, depois de um certo tempo, não mais se distingue a realidade da ficção. O áudio é impecável, o texto, a voz, a gravação de imagens, tudo faz com que você se surpreenda, parando e olhando para fora do vídeo, com medo dos cachorros que o estão atacando ou do guarda que não o deixa passar. Alter Bahnhof Video Walk (2012) é impecável.

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INTRODUÇÃO À dOCUMENTA (13)
Texto produzido pela curadora do evento Carolyn Christov-Bakargiev

“A dOCUMENTA (13) é mais do que um evento de arte. Ela pode ser interpretada como algo que acontece simultaneamente diferentes lugares e tempos e está articulada em quatro posições principais, que correspondem às condições em que as pessoas – em especial artistas e pensadores – atuam. Longe de encerrar em si todas as posições que um sujeito pode tomar, estas quatro condições adquirem significado em sua inter-relação. As quatro posições que são colocadas em jogo dentro dos espaços mental e real do projeto são as seguintes:
– No palco. Represento um papel, eu sou um sujeito em um ato performático
– Sob o cerco. Eu estou cercado pelo outro, encurralado por outros
– Em um estado de esperança ou otimismo. Eu sonho, eu sou o sujeito sonhador que antecipa
– Em retiro. Estou retirado, eu opto por deixar os outros, eu durmo.

Estas quatro condições estão intimamente relacionadas com os quatro locais em que a dOCUMENTA (13) ocorre física e conceitualmente: a cidade de Kassel, na Alemanha;  a cidade de Cabul, no Afeganistão; a cidade de Alexandria e Cairo, no Egito, e Banff, no Canadá. Esses lugares oferecem experiências espaciais fenomenais que encarnam as quatro condições e que estão em constante mudança e sobreposição.

Cada posição é um estado de espírito e se relaciona com o tempo de uma maneira específica: enquanto o recuo suspende o tempo, estar no palco produz um tempo vivo e animado do aqui e agora. Enquanto a esperança se relaciona com o tempo através do sentido da promessa, de tempo que se abre e não tem fim, a sensação de estar sob um cerco comprime o tempo, na medida em que não há espaço para além dos elementos da vida que estão fortemente ligados ao nosso redor.

Artistas, obras de arte e eventos ocupam estas quatro posições simultaneamente.”

Simultaneidade
Texto/Fotos equipe ARTE!Brasileiros em Kassel

Um exemplo desta articulação é o trabalho apresentado pela artista Goshka Macuga, nascida em Varsóvia, Polônia, e que mora em Londres. A artista costuma trabalhar em diferentes mídias que incluem instalações, esculturas, filmes e fotografia. Todas elas estão presentes na tapeçaria de 17,4 metros de largura por 5,2 metros de altura que recobre as paredes da Rotunda, um salão em semicírculo, localizado no segundo andar do mais tradicional palco da dOCUMENTA, o Fridericianum.

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Este trabalho foi inspirado na ideia de criar dois espaços complementares, dois semicírculos ocupados em lugares diferentes, que evocam tempos e realidades diferentes.

Consiste em duas tapeçarias, instaladas uma em Kassel e a outra em Kabul. Elas foram “tecidas” sobre reproduções fotográficas em preto e branco. As imagens que ilustram a tapeçaria que está instalada no Bagh-e Babur, perto do Queen´s Palace, em Kabul, foram tirada em Kassel em outubro de 2011, durante a cerimônia do Arnold-Bode-Preis, com a presença de curadores e organizadores da dOCUMENTA (13)

As que ilustram a tapeçaria montada em Kassel foram tiradas durante um encontro de pessoas ligadas ao Ministério da Cultura do Afeganistão, de arqueólogos da Unesco, de intelectuais e jornalistas organizado pela artista em 2012, em Bagh-e Babur.

O background em ambas, criado por uma montagem fotográfica, traz reminiscências sobre o real e o fictício, o noticiado e o que realmente acontece, as diferenças culturais, históricas e o choque com a política e a problemática contemporânea.

 

A CIDADE É O CENÁRIO
Texto/Fotos equipe ARTE!Brasileiros em Kassel

Em Kassel você vira uma criança brincando de caça ao tesouro. Munido de um guarda-chuva, sapatos confortáveis e do mapa criado especialmente pela organização do evento – cheio de sinalizações – você vai descobrindo instalações, intervenções, apresentações, de vídeos, performances ou, simplesmente, vai escutando sons – como os criados pela escocesa Susan Philipsz – ao andar pelos trilhos da velha estação de trens, a Hauptbahnhof, construída em 1851-56.

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Procurando nos pavilhões da antiga estação você encontra pérolas como uma coletânea dos trabalhos do sul-africano William Kentdrige, nascido em Johannesburg em 1955, que utiliza o vídeo arte para desenvolver suas habilidades de desenhista por excelência. Numa sala escura com paredes em ruínas, você pode apreciar projeções em 360° de um dos trabalhos mais representativos do Kentdrige; seus Drawings for Projection, um ciclo de nove filmes de animação, criados entre 1898 e 2003. Um deles reúne uma sequência de sombras, pessoas, animais e máquinas.

Outra das projeções, a The Refusal of Time, de 2012, é uma reflexão sobre as formas de padronização do tempo na industrialização.

Veja imagens dos locais onde ocorre o evento
Fotos Nils Klinger/dOCUMENTA (13)
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ABERTURA
Na inauguração, a dOCUMENTA (13) recebeu centenas de convidados e cerca de 2.500 jornalistas do mundo todo com uma festa realizada na prefeitura de Kassel. A bela noite de abertura do evento foi comemorada com muita cerveja e vinho Branco.

Veja imagens da abertura
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