Um prêmio para Viviane Senna

Texto/Fotos Hélio Campos Mello
Direto de Paris

Em um ensolarado final de tarde no início do verão em Paris, Viviane Senna recebeu o Prêmio BNP Paribas para Filantropia Individual. Em cerimônia na sede do banco francês, um prédio construído em 1720 – com marcantes registros históricos como o casamento de Napoleão com Josefina em 1796 -, a fundadora e presidente do Instituto Ayrton Senna foi aplaudida com respeito e emoção por uma plateia de cerca de 300 elegantes clientes do banco e personalidades ligadas à filantropia internacional.

A irmã de Ayrton Senna e mãe do piloto da Williams, Bruno Senna, emocionou-se e chegou a chorar durante suas palavras de agradecimento onde descreveu o trabalho do Instituto, fundado em 1994, ideia dela e de seu irmão, e que beneficia cerca de 2 milhões de alunos por ano em 1300 municípios de 25 estados do Brasil. Até hoje cerca de 13 milhões crianças e jovens de baixa renda já foram assistidas por uma ação sistemática de oportunidades de desenvolvimento humano e acesso à educação digna.

O Prêmio BNP Paribas para Filantropia Individual que Viviane  Senna recebeu está em sua quinta edição e o seu juri, que é formado por representantes da sociedade civil do mundo, é presidido por Suzanne Berger, professora de Ciências Políticas e chefe da Comissão de Inovação na Economia do MIT, Massachussets Institute of Technology.

Além do Grand Prix ganho por Vivianne e seu Instituto Ayrton Senna, o BNP Paribas também premiou a organização não governamental inglesa Greenhouse Charity. O inglês Michael de Giorgio, responsável pela Ong inglesa, recebeu o Prêmio Especial do Juri 2012 e a quantia de 50 mil euros. A Greenhouse Charity também trabalha com infância em situação de risco, mas usa principalmente o esporte para a integração.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.