Para descobrir Portugal

Em evento fechado para convidados e imprensa, realizado ontem, 18.7, na sede do Consulado de Portugal em São Paulo, foram anunciados parte dos eventos que integrarão o Ano de Portugal no Brasil – que terá início em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, e encerrará em 10 de junho de 2013, data que marca a morte de Luiz Vaz de Camões, o maior poeta português, autor do monumental Os Lusíadas.

O anúncio dos principais eventos já confirmados foi mediado por Paulo Lopes Lourenço, Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo. A cerimônia contou também com a presença do Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, do Secretário Adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Guilherme Mattar e do Comissário-Geral de Portugal, Miguel Horta e Costa, empresário e ex-presidente da Portugal Telecom, que comandará o Ano de Portugal no Brasil e coordenará os trabalhos de preparação, organização e operacionalização da mostra.

[nggallery id=15979].

Previsto para acontecer em vários Estados do País, com uma maior concentração de ações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o Ano de Portugal no Brasil reunirá mais de duas dezenas de atrações – grande parte delas culturais, mas também dedicadas à gastronomia, esporte, economia, desenvolvimento empresarial, ciência e tecnologia.

Em uma apresentação que privilegiou as afinidades históricas dos dois países e enalteceu o bom momento vivido pela economia brasileira, Horta e Costa defendeu a mostra como essencial para tornar ainda mais estreitas as relações de amizade entre os dois países e viabilizar uma “descoberta” de Portugal por conta dos brasileiros: “A nossa visão do Ano de Portugal no Brasil é a de um conjunto polifacetado de manifestações que representem um Portugal moderno, inovador e aberto. Ambicionamos, através de uma programação eclética e multidisciplinar, mostrar no Brasil a criatividade e o conhecimento português nas artes, cultura e pensamento, na economia e inovação tecnológica, na ciência e investigação”.

As comemorações serão oficialmente abertas em 7 de setembro, em Brasília, com uma apresentação da cantora portuguesa Mariza, acompanhada da brasileira Roberta Sá. Mariza e Roberta levarão ao público o espetáculo Fado – Patrimônio da Humanidade que, posteriormente, será apresentado no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Outras importantes atrações culturais também foram anunciadas: no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) acontecerá a primeira exposição brasileira do escultor Rui Chafes; no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro está prevista a realização de uma exposição do nonagenário pintor Nadir Afonso, um dos principais nomes da vanguarda portuguesa entre as décadas de 1940 a 60.

Entre abril e junho de 2013, a exposição Pritzker de Língua Portuguesa, promoverá uma leitura cruzada das obras dos arquitetos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, com os portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, vencedor da penúltima edição do Pritzker, prêmio considerado o “Nobel” de arquitetura. Nas áreas da ciência e tecnologia, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Gulbenkian, importantes núcleos de pesquisa e desenvolvimento científico lusitanos, promoverão seminários e encontros com instituições brasileiras. No campo empresarial, em maio de 2013, serão realizados encontros reunindo líderes portugueses e brasileiros, que desenvolverão estratégias de aproximações comercias. Atualmente, segundo dado informado por Horta e Costa, há no País mais de 600 empresas portuguesas desenvolvendo atividades industriais e de prestação de serviços.

A programação completa dos eventos do Ano de Portugal no Brasil será anunciada em breve, em um portal criado pelo Consulado Geral de Portugal (www.anodeportugalnobrasil.com.pt), atualmente em construção.


Comentários

Uma resposta para “Para descobrir Portugal”

  1. Muito bom esse projeto.Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.