Cinderella Flash pela primeira vez no Brasil

Cinderella Flash em Paris

Há dez anos, a artista plástica radicada em Londres Tetê de Alencar criou o projeto Cinderella Flash para protestar contra a ditadura da moda e a exploração do corpo feminino. Com uma série de autorretratos feitos em provadores de caras boutiques, todos escondendo o rosto atrás do flash da câmera, ela criou uma exposição que teve grande aceitação da mídia internacional.

“Tive uma ótima cobertura de mídia depois que expus pela primeira vez as fotos de Cinderella Flash, na galeria Oriel Mostyn, no País de Gales, em 2004. Com a repercussão das imagens, comecei a receber cartas de mulheres que se identificaram com o projeto e que gostariam de sair comigo para fazer ‘compras’ (fotos)”,  diz a artista. “Cinderella Flash é dona de um poder que representa todas as mulheres, é um protesto onde o véu das fotos, o Flash, é um espaço para os rostos de todas nós.”

Depois da primeira exposição, Tetê foi seguida por várias “modelos” na experiência da fotografia em provadores. Vestindo trajes de gala e munidas de câmeras, londrinas, nova-iorquinas e parisienses já participaram de edições da Cinderella Flash. Desta vez com modelos brasileiras, a exposição chega ao Brasil no dia 8 de agosto na Paralelo Gallery.

Cinderella Flash levanta várias questões, como, por exemplo, a exploração do corpo feminino e a provocação da anorexia. Também o fato de que os vestidos são feitos apenas para um determinado tipo de mulher, que seja alta, magra e muito rica. Daí surgiu a ideia de fazer o projeto em grupo”, afirma Tetê.

 Cinderella Flash, de Tetê de Alencar – Happening fotográfico de moda e arte
Quando: de 8 a 18 de agosto
Onde:  Paralelo Gallery – R. Arthur de Azevedo, 986. Pinheiros, São Paulo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.