Foto Reprodução
O Ministério da Educação irá propor uma medida para que as 13 disciplinas que compõe a grade curricular do ensino médio sejam distribuídas em quatro áreas. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a resolução dividirá as matérias em ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (foto), a mudança facilitará o entendimento do conteúdo para os alunos do sistema público de ensino.
Segundo noticiado, a proposta será concluída esse ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação. Caso aprovada, a medida será aplicada em todo o país. Com a resolução, os professores poderão se fixar no corpo docente de sua área em uma única escola, ao invés de lecionar uma matéria específica em diversos locais.
A medida visa melhorar a qualidade do ensino público no país. Uma pesquisa realizada recentemente revelou que os alunos do sistema público apresentam defasagem de três anos de conteúdo em comparação com estudantes de colégios particulares.
Se aprovada, a medida fundirá as matérias de história, geografia, filosofia e sociologia no grupo de “ciências humanas e suas tecnologias”. Já as matérias de química, física e biologia se concentrariam no grupo “ciências da natureza e suas tecnologias”, enquanto inglês, artes, espanhol e língua portuguesa ficariam no grupo “linguagens, códigos e suas tecnologias”. A matemática seria a única matéria com seu próprio grupo, chamado “matemática e suas tecnologias”.
Secretário da Educação Básica do ministério, Cesar Callegari disse ao jornal paulistano que a mudança será negociada com os Estados. Um projeto parecido já havia sido apresentado em 2009, mas apenas de forma experimental.
Deixe um comentário