Nova era ou fim do mundo?

Queridos, lamento que ontem eu não fiquei conectado, quando muitos de vocês vieram comentar meu post. À tarde, comentei um por um, podem voltar lá que encontrarão minhas respostas.

Nosso Logo
Nosso Logo

Nestas últimas semanas, dei a vocês a minha visão do mundo em que vivemos, do mundo com o meu querido Sindicato, e segui uma descrição simplificada de tudo. Grosso modo, eu aceitei a divisão da humanidade entre gays e héteros, e também a divisão dos gays entre assumidos e não assumidos. Os héteros foram divididos entre aqueles que aceitam os gays e os que não aceitam, e, estes últimos, por sua vez, foram divididos entre aqueles que nos respeitam e os homofóbicos, que nos agridem. E é assim mesmo, não enganei ninguém. Vocês mesmos compreenderam o que leram. Tudo isso ainda vale.

A questão, e acho oportuno colocar a minha visão, é que toda essa ordem está mudando, e mudando rápido. A realidade já é mais complexa que esse universo. Uma nova geração está vindo por aí com conceitos muito diferentes, e não falam apenas em sexualidade, mas em pessoas sexuais, que não são precisamente gays ou héteros, mas que escolhem os parceiros de acordo com o momento que vivem. Vale dizer que a orientação sexual já se mistura com opção sexual. Embora os temas estejam na mídia e, necessariamente, na pauta de reivindicações dos gays, o casamento gay e a adoção de crianças por casais gays já são realidades em nossa sociedade. O casamento entre pessoas do mesmo sexo já existe há décadas, eu mesmo conheço dezenas de casais, gays e lésbicos, solidamente casados, alguns há mais de 20 anos. Eles não esperaram a lei mudar para viverem juntos. Os tribunais de justiça já começaram a reconhecer esses casais em questões de dissolução da sociedade conjugal, e também na sucessão patrimonial de um parceiro morto, e aplicam a estes casos os mesmos princípios legais que valem para os heterossexuais. Qualquer gay, ou casal gay, que comprove ter uma mínima estabilidade doméstica e capacidade financeira, já não encontra grandes dificuldades para adotar uma criança, assim estão dizendo os próprios juízes encarregados da questão. A legislação, quando vier, e para variar virá atrasada aqui no Brasil, vai apenas reconhecer e facilitar os trâmites legais nesta realidade.

Estão assustados? Já era difícil e está ficando pior ainda? Pois as famílias heterossexuais típicas já vêm mudando há muito tempo, e o mundo não acabou. Na década de 1960, o “desquite” era pecado social, e hoje em dia a sociedade é composta por ex-maridos e ex-mulheres, os filhos convivem com enteados, os irmãos com meio irmãos, e com as famílias dos novos cônjuges dos pais. Mais recentemente, ainda, entraram em campo os  pais biológicos. Só faltava, e este é sempre o meu tópico, encaixar os gays nisso tudo, como casais, e também como pais. Tudo parece apavorante e muito confuso? E as crianças, coitadinhas? Pois eu vou dizer a vocês minha opinião: as crianças que se sabem amadas pelos pais, ou por figuras paternas e maternas, tiram isso tudo de letra. Crianças que viviam em famílias desestruturadas ganham novas figuras em quem se apoiar. Os adultos também perceberão que a busca da felicidade não se prende mais à estrutura familiar e social que havia, e que novas oportunidades de vida feliz se abrem. Tontos podem ficar os mais antigos. Mas assim é a transformação da sociedade na nossa era.

Estão em pânico? Pois me digam vocês se eu estou delirando. Vocês acham que a sociedade está mudando para pior ou para melhor?

Abraço do Lourenço.


Comentários

101 respostas para “Nova era ou fim do mundo?”

  1. Não estou em pânico! rsrs…
    Muito difícil dizer se isso tudo coperará p/ o bem ou p/ o mal. Não acredito que o casamento gay, ou a adoção por casair gays seja algo que contribua negativamente.
    O fato de o mundo não ter acabado com o desquite, e as famílias de hoje serem constituídas de maneira diferente das famílias antiga, não quer dizer que isso seja bom! Quem assiste a SUPERNANNY (sim, ela mesma! rsrs) já pôde notar como crianças com pais separados, e que são submetidas a viver com padrastos, por exemplo, e novos irmãos (meio irmãos) sofrem por conta disto. Evidente que pelo programa não podemos generelizar, mas pode servir como uma amostragem do que possivelmente acontece com milhares de crianças por aí.
    Por fim, eu não sei se a sociedade (gay pelo menos) está mudando p/ melhor.

    1. Meu Caro,
      Eu também não estou em pânico – mas discordo: acho que tudo está mudando para melhor.
      Abração
      Lourenço

  2. Olá LC – conheci o seu blog há pouco tempo e passei a ser assíduo. Louvável sua postura perante os comentários o que comprova o respeito que tem com a sociedade. Realmente o mundo só é mundo porque está em constante evolução. Queria deixar uma pergunta aqueles que resistem a isso: o que eles têm a dizer sobre a/o desportista do continente africano que recentemente foi notícia no mundo inteiro? Como eles classificam? Onde na Bíblia Sagrada ela está citda? Com quem eles permitiriam aquele “ser” se deitar? Com qual o artigo definido aquele substantivo deve estar acompanhado? Com quem aquele ser pode subir ao Altar e se terá perdão o/a acompanhante que se atrever a tal feito? Abraço Luiz

  3. Avatar de anna beatriz
    anna beatriz

    Caríssimo,
    Concordo com tudo que vc disse acima. É a pura realidade.gostem ou não.
    Na verdade acho que já entramos na era do pansexualismo, ou seja cada um se relaciona sexualmente com quem quiser homem/mulher, homem/homem, mulher/mulher. No dia em que encontrar a pessoa considerada ideal para formar um par, juntam os trapinhos e formam um lar. Independente de sexo.
    Só é necessário, agora, tirar os rótulos: somos seres humanos e não vidros de compota!
    Nada de gay, hetero e outras coisas.
    Temos o direito de ir e vir dentro de nossa sexualidade.
    Sexos são só 2 mesmo. O resto é opção.
    Ninguém tem que dar opinião nas opções alheias desde que estas não afetem o próximo.
    Beijos,
    Anna Beatriz

    1. Querida,
      Agora, lendo este comentário, passei a te adorar. SIM, por favor volte ao meu blog, faça estes comentários bárbaros! Veja quanto entulho, quanta coisa horrível escrevem por aqui. Gente inteligente como você faz falta.
      Abraço carinhoso,
      Lourenço

  4. Avatar de Chiquita Bacana
    Chiquita Bacana

    Defensores da tradição, família e propriedade, por que os senhores não entram em outro site, um que seja mais de acordo com a sua mentalidade? Discordar é uma possibilidade, leva à discussão e ao crescimento de todos, mas agressão é outra coisa. Senhores, vão arranjar o que fazer. Terapia seria uma boa ideia.

  5. “DESEJO FIRMEMENTE QUE INSTITUIÇÕES, TAIS COMO A FAMÍLIA E A IGREJA CAIAM POR TERRA.”

    Quanta besteira!! Famílias continuarão existindo!! Por um acaso você nasceu de um repolho?

    Quanta besteira!! Querem o fim da igreja, mas querem casar numa.

    é muita contradição.

    Homossexuais já não são minoria faz tempo. Minorias somos nós heteros que não podemos discordar sem que sejamos chamados de homofóbicos.

    Não é questão de PREconceito. É CONCEITO formado mesmo.

    1. Yan, gostei da resposta, bárbara. Quero que saibas que aqui, aos meus olhos, opiniões contrárias a minha, que não aceitem os gays e o homossexualismo, sempre são respeitadas como conceito que são. Respeito a opinião dos outros assim como quero que a minha seja respeitada. Só a homofobia evidente e agressiva é condenável. Este espaço é um foro de respeito mútuo para estas discuções, e sabia que realmente eu respeito o conceito contrário.
      Obrigado, e um abraço do Lourenço

  6. bom toda ação leva a uma reação não é
    no momento que a sociedade começou a contestar o modelo de familia, religião e sociedade
    com a chegada de novos fatores (igrejas moderninhas,pilula,rev sexual libertação femina etc) tudo se transformou e ainada esta se transformando e muita coisa boa e ruim surgiu.
    mais liberdade e pais e filhos distantes,homossexuais mais respeitados e pessoas que nem sabem mais o que são
    Claro num determinado momento as coisas vão ter que se reordenar.
    mas se vamos viver uma era de paz e amor(cpm familias gays e heteros religiosas ou ateias)
    ou uma guerra entre gays e anti homossexuais religiosos e ateus etc
    num verdadeiro cada um por si e deus contra todos
    So o tempo dirá

    1. Carioca,
      Guerra é tudo o que nós não queremos, pois é inútil, pura ignorancia. Vamos nos juntar e tentar que sejamos todos juntos e Deus por todos nós.
      Obrigado pelo comentário e abração do Lourenço

  7. Meu caro, eu estou louca ou várias das pessoas que aqui estão continuam (séc. XXI) achando que só existe sexo num relacionamento? Já pensaram na possibilidade de existir, entre pessoas do mesmo sexo, companheirismo, carinho, respeito, afeto, cumplicidade, identificação, admiração, confiança, dedicação, atenção, cuidado? Eu penso que cada um vê o outro como vê a si mesmo…

    1. Mae Querida,
      Eu me pergunto se EU estou no século XXI ! Mas é por isso que eu não fico calado, ponho a boca no blog. Abração do Lourenço

    2. QUERIDOS LEITORES – SÃO 15:25 E EU VOU ME AFASTAR DO BLOG POR ALGUMAS HORAS. SEUS COMENTÁRIOS CONTINUAM A SER BEM VINDOS, E SERÃO TODOS RESPONDIDOS MAIS TARDE. ABRAÇÃO DO LOURENÇO PARA TODOS

  8. “Pois eu vou dizer a vocês minha opinião: as crianças que se sabem amadas pelos pais, ou por figuras paternas e maternas, tiram isso tudo de letra.” Santa ignorância, não sabe nada de psicologia infantil e tenta enfiar goela abaixo isso. Vai perguntar pra uma criança o que é dia dos pais sem o pai, ou dia das mães sem mãe.
    Outra aberração é um filho com dois “pais”, é a humanidade involuindo, aceitando o imoral, a indecência, a inversão da natureza. Arrependam-se antes que seja tarde demais!

    1. Leandro, discordamos em gênero, número e grau. Eu penso em crianças que, nos dias dos pais ou das mães, não tem nenhum deles, e que pela adoção ganham uma família, que lhes dá afeto. Não me arrependo.
      LC

  9. Avatar de Ester Rodrigues de Souza
    Ester Rodrigues de Souza

    oi Sr. Lourenço. a sociedade atual seguramente está indo para a derrocada final. fazendo uma análise sobre o homossexualismo e suas variantes (gays, lésbicas. sapatões, drags queens, travestis bichas, entendidos etc), so pode ser anormalidade, pois no Universo tudo funciona com polos negativo e positivo ou seja, homen-mulher: noite-dia. o corpo humano possue o côncavo e o convexo para se ajustarem perfeitamente no ato sexual, homem-mulher, com a finalidade da co-criação. é a obra Magnífica do NOSSO CRIADOR, para a perpetuação da raça humana. Qdo. dois homossexuais puderem co-criar naturalmente, então saberemos que DEUS permitiu essa anormalidade. como isso ainda é impossivel, só posso me horrorizar ao pensar que alguem tem um pênis na frente, e deseja outro atrás ou idem vagina. Usar (somos adultos não) um órgão para defecar usado para o prazer. e, a próposito o sexo não foi criado para o prazer foi criado para dar prazer ao ato da perpetuação das Espécies. é triste saber que a Lei permite adoçao de inocentes, por pessoas tão doentes. se homen e mulher não fossem importantes para uma criança, JESUS não viria a este Mundo na personificação da Família . MARIA E JOSE. SODOMA E GOMORRA foram destruídas por esse pecado. Leia Coríntios cap. 6 e o senhor constatará. não é homofobia e sim, Lei de DEUS;

    1. Querida Ester
      Discordo de tua visão, mas respeito, como respeito a ti. Só me permito comentar que a criança que é adotada por gays, que a ela darão um lar e afeto, logicamente não foi não foi gerada por gays, e sim por um homem e uma mulher. E este homem e esta mulher foram incapazes de amá-la e a abandonaram na vida. Feliz da criança que, nesta situação, encontra gays que lhe dêem um lar e afeto.
      Abraço do Lourenço

  10. Lourenço, de fato o mundo e algumas pessoas mudaram, desde minha trajetória pessoal em meados dos anos 70,mas ainda há muito o que avançar.
    Concordo em gênero, número e grau com tudo o que você afirma. É funfamental desenvolver um trabalho voltado para educação para as diferenças, quem sabe se assim num futuro próximo as novas gerações possam conviver de forma mais natural e respeitosa com todos os tipos de diversidade.
    Abraços

    1. Querido Sylvio,
      A minha forma de contribuir é manter um blog onde questões como estas sejam colocadas, e algum debate de bom nível se desenvolva. Não vou cair na armadilha da provocação religiosa, e quero sim sabem como contribuir para a melhora deste mundo. E que nós, gays, sejamos mais respeitados e bem tratados.
      Obrigado pelo comentário!
      Abraço do Lourenço

  11. Rapaz! Que Deus é esse dessas pessoas? Me recuso a acreditar em um Deus arbitrário, vingativo, intolerante. “O inferno são os outros” Sartre disse a muito tempo, e aí? Esses ditos devotos estão fazendo o quê por um mundo melhor? Construindo templos? Julgando os outros só porque são diferentes? Quer dizer que só os homossexuais é que são pervetidos? Hellloooo… (Desculpa, Lourenço, adoro seus textos, mas os comentários do povo me irritam…) abç

    1. Xu – Janezebra!
      Eu também não compreendo muito do que é dito por aqui, mas prego sempre o respeito a diversidade, portanto respeito quem pensa diferente de mim, e assim me sinto no direito de cobrar o respeito que me é devido. Acho também necessário que se demonstre a homofobia que enfrentamos – e mantive ai embaixo uma mensagem homofóbica, condenando gente a morte, exatamente para que se saiba que isso existe! Não vou me engajar numa discução sobre religial, e muito menos sobre moral, isto levaria este blog a outros caminhos.
      Abração do Lourenço

  12. HOMOSSEXUALIDADE, é a palavra correta!

  13. Sabe Lourenço, estou gostando desse seu blog!
    E estou percebendo que realmente esta havendo uma grande mudança!
    Principalmente por pessoas que se dizem contra, ou no caso citam que sobre o “HOMOSSEXUALISMO”, ser uma degeneração e depravação a sociedade!
    Antes gostaria de esclarecer, que o tal “HOMOSSEXUALISMO” citado por um comentário, ñ se refere á uma doença (ISMO=Doença)!
    E o que me espanta é que muitas pessoas se dizem revoltada ao assunto ai que me pergunto: prq perdem seus tempos lendo tal coisa?
    Realmente o mundo esta mudando…rs!
    Abraços Lourenço!

    1. Abração para você também Binho,

  14. Querido Lourenço, algumas coisas mudam para melhor, sim. Mas é triste ler alguns comentários tão arbitrários… Citando Cazuza: “vamos pedir piedade, Senhor, piedade! pra essa gente careta e covarde!” Abraços aos que acreditam na diversidade e no questionamento… Repensar é preciso, irmãos!

  15. BOA TARDE , LOURENÇO !
    COM TODA SINCERIDADE , SUAS PALAVRAS ME LEVARAM ÁS LÁGRIMAS . SAIBAS QUE TEM TODO O MEU RESPEITO E QUE SE EXPRESSA DE UMA FORMA LOUVÁVEL E COM MUITO RESPEITO PARA COM SEUS LEITORES .
    GRAÇAS Á MEU BOM DEUS , SOU UMA ALMA SENSÍVEL ( MAS COMO ISTO DÓI , VIU ? )… AH ! E APENAS PARA INFORMAR , CASO SEJA MUITO RELEVANTE PARA ALGUNS , SOU HÉTERO . ADOREI O APOSTO EXPLICATIVO ” UM GAY BEM HUMORADO E SEM PRECONCEITOS ” . MAS … SE ME PERMITES UMA PEQUENINA OBSERVAÇÃO , VOCÊ NÃO PRECISA ” ROTULAR-SE ” GAY , LEMBRE-SE SEMPRE : ” VOCÊ , ASSIM COMO TODOS NÓS , SOMOS SIMPLESMENTE ” ALMAS EM PERPÉTUO ESTADO DE APRIMORAMENTO “. E QUE O SEU , SEJA CADA VEZ MAIS DIGNO E NOBRE , MEU AMIGO ! É O QUE DESEJO .
    COM O MEU CARINHO ,
    Adriana .
    ( PS : ADOREI O COMENTÁRIO DO LEITOR , LUIZ ” . MUITO DIGNO E VERDADEIRO . MEUS RESPEITOS Á VOCÊ E Á SUA FAMÍLIA ) .

    1. Adriana querida,
      Espero sinceramente merecer suas lágrimas. Sua mensagem me tocou muito. Ajude-me, por favor, a levar palavras elevadas, neste blog, a cada vez mais pessoas.
      Fica com Deus e se cuida com carinho,
      Abraço afetuoso do Lourenço

  16. são os homos que querem se misturar com os heteros pois se dependensse dos heteros teriamos lugares separados, mas parece que nem os homos querem só homos, querem pertubar os heteros.
    haja paciencia com tanto desrespeito por parte de homos que insistem em ofender as pessoas com suas conjunções carnais em publico.

    1. Marcos
      Respeito a todos e terei paciência com tua opinião, mesmo discordando dela.
      LC

  17. Avatar de Carlos Coutinho
    Carlos Coutinho

    Nada e nenhuma opinião deste mundo de opiniões demoniacas prevalecerá sobre a palavra de DEUS.Peço a todos os ENDEMONINHADOS e doentes psicologicos/espirituais e sob forte influencia demoniaca que leiam e entendam o que DEUS diz em aos Romanos 1.25 a 1.32. E quanto as lesbicas que opinaram neste blog, tanto uma com a outra e quem as apoia são dignas de MORTE. A moral não se muda.As coisas podem mudar, e para PIOR, e não é por isso que está certo. A estrutura familiar apoia-se nos ensinamentos e proibições de DEUS, portanto homossexualismo NUNCA prevalecerá e DEUS e JESUS darão a recompensa com a morte espiritual e doenças no proprio corpo. Homossexualismo é a depravação e degeneração da sociedade.

    1. Coutinho,
      repudio totalmente o conteúdo brutal de seu comentário, julgando e condenando pessoas a morte. Contudo, acho que ele se torna patético e se dilui na própria impertinência. Mantenho seu comentário, com sua assinatura, para que todos vejam contra qual homofobia nós lutamos.
      LC

  18. Acredito eu que nada vale o mundo sem o amor, independente do sexo ou questão religiosa!
    Como cita no texto, a felicidade não esta diretamente ligada a estrutura familiar, mais sim na forma em que recebemos carinho, atenção, e amor de quem buscamos!
    Tem tantas pessoas hoje em dia que criticam os homessexuais por quererem adotar crianças e construir uma familia! Mais a questão é, será que essas pessoas que criticam sabem educar adequadamente seus filhos? E os pais alcolatras, violencia dentro de casa, a forma que tratam o próximo? Sera que é essa educação que pretendem passar aos seus filhos? Não estou aqui para julgar ninguem, mais é apenas uma questão de lógica, e de refletir muito bem antes de falar do próximo!
    Já na questão religiosa, independente se seja evangélico, budista, católico, jeová, o que for, só existe um Deus! Já ouvi muitas pessoas dizerem que Deus criou um homem e uma mulher! Isso é fato! Mais pensem comigo, Ele criou o pecado? Criou o assassino, o julgador o mentiroso, entre outras coisas terriveis que vemos hj em dia?
    Não cabe a ninguem julgar a escolha do outro, o importante é que sejamos felizes, que ajudemos uns aos outros, se cada um começar pensar dessa forma, o mundo talvez seria outra coisa. Se queremos ver uma mudança temos que começar olhando no espelho, e refletir se é nesse reflexo que temos que mudar.

    Um abraço!! =]

    1. Querido Binho,
      Belíssimo comentário. Muito obrigado por suas palavras – denotam visão clara e sabedoria. Apareça sempre por este blog! Abraço do Lourenço

  19. Avatar de cicero benevides
    cicero benevides

    ta mudando pra pior, é o sinal dos tempos, na Biblia dis ” não deitaras homem com homem” homem não se vestira como mulher e nem mulher como homem.
    só resta uma coisa, jogar a Biblia fora , ela deve estar errada ????????????????????????????

  20. Voce não está delirando :-)… E que venham mudanças!

    1. Obrigado RoCosta – e que você também venha mais a este blog! Abraço do Lourenço

  21. Oi, Betina. Obrigada. Vive la différence! Ainda bem que se salvam alguns dentre os tantos maniqueístas que estão por aqui. Um abraço.

  22. Vejo pela maioria dos comentários que realmente a sociedade brasileira encontra-se com o mesmo pensamento dos inquisidores da Idade Média. Essa sociedade que pouco lê, pouco pensa e nada interpreta é capaz de continuar a promover horrores contra aqueles que se manifestarem de forma diferente do que está estabelecido pela moral cristã ocidental. Leiam, busquem abrir suas mentes, tomar posse da sua vontade e do seu desejo, desenvolvam o pensamento crítico e não retruquem um ótimo texto como esse do Lourenço com idéias prontas e repetidas sem uma breve análise do conteúdo.

  23. EU NÃO ENTENDO PQ AS PESSOAS LIGAM TANTO PRA ISSO, COM TANTO QUE CADA UM VIVA SUA VIDA SEM FAZER MAL A NINGUÉM…
    EU SOU HETERO, MAS TENHO UM FILHO E SE ELE QUISER ANDAR POR AÍ DE PERUCA ROSA E SALTO 15 E TIVER MUUUUIIIIITO FELIZ VOU DAR O MAIOR APOIO, EU SOU QUERO QUE ELE SEJA UMA PESSOA DE BEM E SEXUALIDADE NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO.

    1. Qerida Jéssica,
      PARABÉNS por suas palavras, apareça mais por aqui,
      Abraço do Lourenço

  24. Meu querido, depois da Maria Padilha logo ali, só ficam faltando a Lady Francisco e a Carmem Veronica. Que gente mais tacanha!!! Seu blog está virando púlpito, meu amigo. Exorcismo ma rede. Eu, heim…

    1. Odisseia,
      Gostei do comentário – e queria fazer um exorcismo bem mais amplo, se soubesse como!
      Abraço do Lourenço

  25. Oi, Ba! O que eu entendo por família estruturada é que ela tem por base a união, formada por pessoas que vivem juntas por opção, que são solidárias entre si e com a coletividade, que não precisam necessariamente, ter laços co-sanguíneos e, que brigam, choram, lutam e permanecem unidas (mesmo estando distantes fisicamente), por conta do amor. Penso que este foi o princípio Divino da vida, o amor. Creio que sexo, raça, credo, religião, nacionalidade, cultura… Nada disso importa, o que importa é a afinidade e o amor.

    1. Betina,
      Bela definição. Obrigado pela sua participação.
      Lourenço

  26. Avatar de jonas sanches
    jonas sanches

    Não parei para analisar se a sociedade está mudando para melhor ou pior. Mas uma coisa é certa: Todo indivíduo da espécie humana, em todo o planeta, tem direito de usufruir dos mesmos direitos independentemente de sua origem, cor, raça, credo ou orientação sexual.

    1. Prezado Jonas,
      Bárbaro teu comentário, Queria eu o mundo tivesse mais pessoas com tua visão. Por favor volte mais a este blog e nos ajude com suas palavras.
      Abraço do Lourenço

  27. Olá Lourenço, tudo bem?
    “Descobri” hoje o seu olhar gay sobre o mundo…rsrsr
    Parabéns!
    Vou olhar as postagens antigas agora e indicar pros amigos!
    Abraços!

    1. Meu Caro, sejas bem vindo, olhe e volta para comentar!
      Abraço do Lourenço

  28. A sociedade ao meu ver muda para pior, e não por causa da existência de gays ou de heteros, mas porque noto que o sexo cada vez mais é supervalorizado, mais valorizado do que qualquer coisa, e define uma relaçao mais do que outros aspectos.
    A sociedade formulou um modelo que considera ideal, alguém pode ou não concordar e seguir este modelo, mas se opta por não seguí-lo, tenha a consciência de que tudo nessa vida tem um preço e não se pode ter tudo. E não concordo com esse ditado de que cada um faz da sua vida o que quiser e achar melhor, isso não é viver em sociedade e se continuarmos a seguir esta linha muito em breve cairemos na barbárie.
    Façamos o que é melhor para nós sem perder de vista o que é melhor para a sociedade, estejamos prontos a abrir mão de certas coisas se forem para um bem maior, todos nós. Honra e valor passaram a ser termos “caretas” “cafonas”, mas isso só reflete uma sociedade extremamente egoísta.

  29. Avatar de Otavio J. Pereira
    Otavio J. Pereira

    A discursão a que se refere este site pode até ser polemica para quem tem seus interesses individualistas e mesquinhos.
    O homosexual existe desde os primordios da humanidade e também entre os animais irracionais ou seja a influencia não é do raciocinio por amor etc.
    Mas a infuencia é espiritual e demoniaca, sendo a masculina de uma entidade chamada POMBA GIRA e feminina de uma outra chamada MARIA PADILHA ai esta a causa de todo este problema que aos olhos do Senhor Jesus é pecaminoso pois fere o principio da multiplicação da especie, sendo qualificado como ABOMINAÇÃO conforme esta escrito no livro de LEVITICO.
    Lv.20:13. E quando tambem um homem se deitar com outro homem COMO COM MULHER, ambos fizeram ABOMINAÇÃO; certamente morrerão; o seu sangue é sobre eles.
    ABOMINAÇÃO: AÇÃO OU EFEITO DE ABOMINAR; INTENSA REPULSA; PESSOA OU COISA ABOMINAVEL; DETESTAVEL.
    Mas graças a Deus que o sangue de Jesus tem poder de nos perdoar os pecados desde quando haja arependimento e conversão, largando estas mazelas pecaminosas esquecidas no passado.
    Muitos já conseguiram se libertar e vocês conseguem também.
    Um forte abraço e pensem nisto.
    Só Jesus Cristo é o Senhor!!!

    1. Prezado Octavio,
      Posso não concordar com o que dizes, tenho uma visão espiritual diferente, mas também quero e busco o bem e a felicidade de todos. Sempre respeito pontos de vista com os quais não concordo, mormente quando me sei respeitado.
      Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  30. Avatar de Professor Pasquale
    Professor Pasquale

    Por favor, senhores, não bastam as idéias vazias, mas o massacre da língua…

    1. Professor,
      Por favor traga-nos suas idéias, que certamente serão muito bem escritas!
      Abraço do Lourenço

  31. Gente!!! O comportamento das pessoas está mudando, a organização social está mudando, e muito rápido. O mundo, que na época dos meus pais era imenso, agora está ao alcance de um click. Não sei se está melhorando ou piorando.
    De qualquer forma, alguém, por favor, defina “família estruturada”, “felicidade perene”, “instituição família”, “o que é certo”… Socorro!!!
    Beijas.

    1. Baronesa,
      Dentre os comentários abaixo, encontrarás diversas definições de família, mormente estruturada. Cada qual tem a sua. Eu de minha parte, queria ser uma família de 2 – eu e meu parceiro. ADORARIA ter a fórmula para a felicidade perene, mas não vou enganar meu público.
      Beijas

  32. Infelizmente lendo os comentários, vejo que para muitas pessoas, a liberdade e a luta para se viver melhor ainda não vigorou. Sou casado, venho de familia muito bem estruturada, 02 filhos e, sempre os ensinei que as pessoas são todas iguais, não havendo motivos para julga-los, discrimina-los nunca. Deus sempre quis o Amor e a Paz, como é que pessoas e religiões, se auto entitulam Deuses e Juizes, para darem suas sentenças medíocres e fantasiosas pois, só é feliz aquele que preza pela igualdade, respeito, carinho e trabalho portanto, aqueles que julgam, na realidade serão os primeiros a serem julgados. Na realidade vejo e comprovo, que tudo aquilo que nos causa repudia, simplesmente no interior é aquilo que gostariam de expressar e fazer, mas de acordo com seus conceitos preconceituosos, não tem a coragem de satisfazer suas taras e desejos.

    Abraço a todos

    1. Prezado Luiz,
      Obrigado pelo seu comentário. Concordo em gênero, número, e grau quando falas da igualdade, da necessidade de paz e amor, e do vício do julgamento e condenação de muitos – não é à toa que Jesus mencionou exatamente estes pontos há 2000 anos. Vamos trabalhar por um mundo melhor, cada um fazendo sua parte.
      Abraço do Lourenço

  33. Avatar de TEODORO CAFFÉ.
    TEODORO CAFFÉ.

    QUE M-A-R-A-V-I-L-H-A QUE O MUNDO OU COMO DIZIA O CAZUZA O TEMPO NÃO PÁRA! É ESSE SIM O SENTIDO DA VIDA. OU SEJA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES SOCIAIS. DESEJO FIRMEMENTE QUE INSTITUIÇÕES, TAIS COMO A FAMÍLIA E A IGREJA CAIAM POR TERRA. QUE AS PAREDES QUE AINDA NOS SEPARA, SEJAM DERRUBADAS NA VIDA SOCIAL E TAMBÉM NA CABEÇA DAS PESSOAS. PORQUE É CHEGADA A HORA DE VIVERMOS UMA CULTURA ONDE AS MULHERES, OS GAYS, SEJAM ELES NEGROS, ÍNDIOS OU ECONOMICAMENTE DESFAVORECIDOS. USUFLUIRMOS DE DIREITOS IGUAIS. POIS SÓ A JUSTIÇA É CAPAZ DE GERAR E CONSTRUIR A FELICIDADE GENUINA. SEM SANGUE E SEM MÁCULA. BJS… SEJAMOS JUSTOS.

    1. Prezado Teodoro,
      Obrigado pelo seu comentário – concordo com tua visão positiva das mudanças, acho que é mudando que se melhora. De fato, o tempo não pára. Discordo quanto falas em derrubada de instituições como família e igreja – defendo famílias a mudança do conceito de famílias, para que de fato estrtuturem uma sociedade mais feliz, sejam elas formadas por gays ou héteros, e também procuro uma igreja que efetivamente traga, a quem precisa, apoio espiritual, mas uma igreja também capaz de compreender e acatar mudanças. Sabes que os pastores da Igreja Anglicana, que correspondem aos padres, não só podem se casar, como recentemente casaram-se dois pastores gays? Achei bárbaro! Belo exemplo.
      Abração do Lourenço

  34. Olá! Gostei da simplicidade de suas palavras. As crianças querem apoio para seu crescimento. Querem segurança emocional. Sim, “tiram de letra” muitas situações que adultos consideram constrangedoras e inaceitáveis. Adultos querem conservar o que aprenderam, passar adiante o que internalizaram. É difícil abrir mão do que levaram anos “treinando” como verdade. Considero um certo egoísmo querer que as coisas permaneçam cristalizadas. Temos esta tendência: achar que é seguro o que já conhecemos. É difícil aceitar que não há segurança em nada! Tudo muda a todo instante! Aprender a aceitar as mudanças é menos doloroso e acarreta em Paz para todos. Afinal, somos irmãos humanos ou somos o vírus da Terra? Abraços, Lydia

    1. Querida Lydia,
      Obrigado pela simplicidade das suas palavras. Concordo com tua visão sobre a mudança, e também nos vejo a todos como irmãos. Abraço carinhoso do Lourenço

  35. A sociedade não está mudando…porque a humanidade sempre foi confusa em todos os aspectos morais e éticos perante a Deus. A humanidade é cega e ignorante, fomos criados assim….então nada é novidade…o oque é novidade e surpreendente é quando qualquer pessoa desta humanidade começa enxergar o propósito de Deus para a nossa vida e começa a mudar o seu modo de ser obedecendo as leis naturais de todo o universo e decide se unir a ele vendo que em harmonia com a natureza a felicidade real vem ser4 vivenciada de forma permanente, sem conflitos existenciais…porque só com conhecimento é que o homem pode ser feliz…a ilusão só leva sofrimento…mas quando se conhece e reconhece Deus verdadeiro começamos a caminhar como é pra ser, e não da forma desordenada e desequilibrada em todos os sentidos….se é homem tem que se adaptar a esta realidade…se é mulher tambem tem que saber porque Deus quer assim…vamos deixar de ser rebeldes perante a Deus …vamos conhecer e viver seus principios básicos…vamos procurar saber o que realmente é certo e o que é errado….mas pra sabermos o que é errado precisamos que alguem nos diga o que é certo…e me parece que isso já foi falado a mais de 2.000 anos….

    Abraço

    Sou a favor do movimento que busca a verdade e a realidade e o que é o certo para as nossas vidas….

  36. Avatar de Janfra Goes
    Janfra Goes

    Seguindo a linha de raciocinio acima, a sociedade esta mudando pra pior…os valores familiares e a ordem natural das coisas sendo alterada, para atender um grupo especifico…a sociedade em si esta apodrecendo…somos influenciados por novelas que visam o audiencia e lucro e que nao possuem escrupulos, pregam a infidelidade (beirando a prostituição), homossexualismo e outras coisas…pois hoje em dia a liberdade de expressao (a verdadeira) esta morta, temos que engolir fatos e situações, mesmo nao concordando, pois caso contrario somos homofobicos, machistas e ai vai…ou seja a liberdade desses grupos nao esta sendo ganha, ela esta sendo tirada de um lado e passado para o outro, pura e simplesmente.
    Pensem nos outros ao inves de apenas si mesmos. Imaginem um garoto na escola com os pais gays…ele sera chacotado e discriminado por todas crianças, pois esse costume esta na natureza do ser humano, a mesma natureza que fez o sexo prazeiroso para continuidade da especie e nao pra nossa luxuria, mas vamos alem, pois dessa forma o preconceituoso serei eu no caso, embora reconheça que eu seja um pouco, mas nao tenho tal direito? Preciso seguir a sociedade mesmo sabendo que o caminho nao é esse? imaginem a criança crescendo e vendo seus amiguinhos a volta com a mae…e ele? Sendo assim, por esse e outros n motivos o crescimento e desenvolvimento natural da criança se ve afetado, para atender uma necessidade de um grupo especifico, onde esta a igualdade e justiça nesse caso?
    Enfim poderiamos ficar debatendo por horas mas eu sou um adepto da natureza…o homem ja mudou demais as ordens das coisas… ainstituição familia é sagrada e nao é por causa de uma maioria de infelizes que buscam a LUXURIA e nao o amor que devemos perder de foco que quem constitui a familia e o futro sao em conjunto:
    1 HOMEM + 1 MULHER

    1. Janfra, saiba que este é um espaço para que expresses aquilo que pensa e acredita. Posso não concordar com o que dizes, mas respeito o ponto de vista diferente. Permito-me comentar, apenas, que não concordo que as novelas preguem o homossexualismo, mas sim o contrário. A televisão, nas raríssimas vezes em que nos expôs, fez dos gays figuras caricatas, e nunca abordou com seriedade nossa existência. Nos ignorando desta maneira, ou nos destratando com personagens ridículos, sempre contribuiu para o pensamento preconceituoso e as ações homofóbicas. Como os homossexuais formam uma minoria, mas ainda assim somos uma parcela expressiva da sociedade, é pensando no bem deste grupo que defendemos uma sociedade melhor.
      Obrigado pelo comentário,
      Abraço do Lourenço

  37. Quando se é educado numa família estruturada quando há qualquer deslize voce sbe onde segura . por isso que o mundo caminha no seu pensamento lumatico.

    1. Prezado Edson,
      Eu fui educado numa família estruturada e concordo contigo. Acho que a mudança por que passa o mundo é uma adequação do conceito de família á realidade que vivemos, e isso levará a um maior número de famílias estruturadas, algumas delas diferentes do que são hoje, mas que proporcionarão aos seus membros muita segurança. Obrigado pelo seu comentários e um abraço do Lourenço

  38. Rapaz, tudo que você expressa é tão somente a degradação da família, que trás más consequencias a sociedade, que em busca de liberdade está cada vez mais escrava da promiscuidade, da violência, da miséria. Não acredito que isso traga felicidade perene.

    1. Rasiju,
      Eu descrevo uma mudança do conceito de família – famílias continuam e continuarão sempre a existir, e eu acredito realmente que, em famílias estrtuturadas de acordo com a realidade de nossa sociedade, os males serão sempre menores. Obrigado pelo comentário,
      Lourenço

  39. Caro Lourenço,

    De fato, essas coisas todas andam acontecendo, sim. Nós como não podemos ter a “antevisão”, visualizar o futuro, laaaaá na frente, temos que realmente ficar tontos.

    A sociedade em alguns momentos muda para melhor, daí temos umas recaídas e ela em algum ponto específico muda para muito pior! Temos alguns exemplos como a violência absurda, a 3a. guerra mundial que são as drogas, a desestruturação da família, a solidão das pessoas, uma doença chamada depressão que assola por aí, e etc.

    Quanto à questão homossexual, uma coisas é o combate ao preconceito de um modo geral, como na outra matéria dei exemplo dos negros, mulheres, judeus, etc., porque enquanto humanos não podemos permitir um tratamento diferenciado para outros humanos, temos que lutar por esse respeito. Outra coisa que aí só os psicólogos e o futuro poderão dizer, são as inversões dos papéis naturais, ou seja, aqueles que a própria natureza assim determinou. Não tenho nada contra mas não posso aferir os resultados: a mulher e o homem têm um papel fundamental na estrutura social e na organização da família e das sociedades desde o início. Se vamos mudar, temos que ter a humildade de admitir que não sabemos os resultados que poderão nos surpreender. Abraços, e vamos em frente.

    1. Querida Izabel,
      Fico feliz que estejas aqui de novo. És sempre bem vinda.
      De fato, não sabemos o que nos aguarda no futuro, mas sempre tenho fé que será melhor do que é agora. São Paulo, o apóstolo, dizia isso. Na minha opinião, de fato a sociedade precisa buscar soluções urgentes para muitos problemas, e eu tenho certeza absoluta de que esta solução será construída por homens e mulheres, independente da orientação sexual destes homens e mulheres. Nós, homossexuais, sempre estivemos na sociedade, desde a Grécia antiga, e queremos sair das sombras e nos somar a sociedade em que vivemos, participar dela proativa e construtivamente, e o resultado certamente será um mundo melhor. Grande abraço e vamos em frente – apareça sempre neste blog!
      Abraço do Lourenço

  40. Acho que mais do q nunca a sociedade esta mudando, hoje fui a uma padaria com minha namorada e entramos de mãos dadas, quando o dono chega discretamente ao nosso lado e fala “Olha esse comportamento aqui dentro viu?”, juro que me subiu o sangue, me deu raiva, mas simplismente o encarei e permaneci ate terminar meu café;Ao ver minha namorada indignada com o meu silêncio só respondi: ” Amor sabe qual é o pior para ele? Que ele gostando ou não somos assim e vamos ser dentro da padaria dele, fora, e ele gostando ou não o mundo ta mudando, eu tenho pena dele porque ele infartaria com o mundo depois daquele balcão”
    Não me incomodo que ele se incomode, pois ja não incomodo tanto…

    1. Querida Denise,
      De fato a sociedade está mudando, e neste aspecto eu só posso dizer que é para melhor. Abordei exatamente este tema num de meus posts, quando falei que admirava os casais gays de mãos dadas na rua, e que serei um deles assim que encontrar o namorado. De fato, o azar é de quem, como o cara da padaria, se chocar com isso. a mudança é irreversível, felicidade nossa e azar o dele. Obrigado pelo comentário e apareça sempre aqui.
      Abraço do Lourenço

  41. Avatar de Guilherme Lacombe de Góes
    Guilherme Lacombe de Góes

    Menino, você delira um pouco. Nada do que você disse é mentira, mas será que vale a pena tumultuar o debate ao invés de andar devagar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.