Fotos Ana Kemper
Com o tema “A cidade como objeto e agente de representação e transformações sociais”, o Encontro Internacional Museus de Cidade (EMIC) começa nesta segunda, dia 20, no auditório do Memorial Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro com o objetivo de propor a reflexão sobre as diretrizes que orientam os novos projetos de museus nas principais cidades do mundo.
Vaje obras relacionadas ao Encontro no Rio de Janeiro
[nggallery id=15991]
A partir dessa reflexão, especialistas brasileiros e estrangeiros vão traçar um panorama amplo sobre o tema e discutir o papel que deve ser assumido pelos museus frente às complexas demandas e à ação de novos agentes na vida das grandes cidades. Entre os especialistas brasileiros convidados, Alexandre Pimentel, Ana Carla Fonseca Reis, Antonio Motta, Jose Guilherme Cantor Magnani, Maria Cristina Bruno, Maria Ignez Mantovani Franco, Mario Chagas e Thais Velloso Cougo Pimentel.
Os convidados internacionais que virão para enriquecer o debate com as diversas experiências são Fatma Suay Aksoy, de Istambul, na Turquia; Jack Loman, de Victória, no Canadá; Jette Sandahl, de Copenhagem, na Dinamarca; Jorge Humberto Melguizo Posada, de Medelin, na Colômbia; Josephine Rainey Tisdal, de Boston, Estados Unidos; Maria Mouliou, de Atenas, na Grécia, e Mario Moutinho, de Lisboa, Portugal.
Nos diferentes dias do encontro, as conferências abordarão temas específicos, em duas sessões distintas: uma enfocando questões históricas e outra colocando em perspectiva desafios contemporâneos a ele relacionados. Na segunda-feira, dia 20, será discutido o tema “Museus e Cidades”; no dia 21, “Curadoria”; no dia 22, “Acervo”; no dia 23, “Público”, e no dia 24, o evento encerra com a discussão sobre os desafios relacionados ao tema “Gestão e Sustentabilidade”.
O encontro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Comitê de Museus de Cidade / CAMOC do ICOM. Para quem se interessar em obter as discussões depois do evento, ou não puder participar presencialmente, todas as palestras serão gravadas e alguns trechos serão disponibilizados no site do evento, www.eimc2012.com.br.
Encontro Internacional Museus de Cidade (EIMC): A cidade como objeto e agente de representação e transformações sociais
Quando: de 20 a 24 de agosto, das 14h às 19h30
Onde: Auditório do Memorial Getúlio Vargas, Praça Luís de Camões s/nº – subsolo – Glória, Rio de Janeiro.
Quanto: o encontro é gratuito
O Colecionismo no Brasil no Século XXI
O futuro dos museus na nova realidade das artes no mundo também será tema do primeiro Seminário internacional ARTE!Brasileiros que ocorre no próximo dia 4 de setembro. O encontro O Colecionismo no Brasil no Século XXI, coloca na mesa questões pertinentes, procedimentos e desafios para o debate sobre o colecionismo, num momento rico do mercado internacional de arte. Diretores de museus, colecionadores, curadores e autoridades governamentais do Brasil e do exterior serão reunidos no Auditório Ibirapuera, com o apoio do Itaú Cultural, para avaliar os meios eficientes para estimular e viabilizar a difusão pública da produção artística contemporânea e das grandes coleções.
Deixe um comentário