Fotos Divulgação / Alexandre Numis
“Trata-se de um prédio verde, não na cor, mas na intenção. A sustentabilidade mais importante é sempre a programática, o ponto de vista da proposta da instituição. O que o SESC vem fazer em Sorocaba? Esse prédio procura adaptar-se exatamente ao programa que oferecemos.” É assim que Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do SESC no Estado de São Paulo, define a nova unidade que o Serviço Social do Comércio inaugura no próximo dia 1º de setembro em Sorocaba, interior de São Paulo.
Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, dia 21, Danilo e Claudia de Figueiredo, gerente da unidade, falaram sobre o novo espaço de entretenimento e serviço social que será oferecido ao público sorocabano. Com direito a uma visita guiada aos jornalistas e convidados, o local – que passa por seus ajustes finais para a grande estreia – tem cerca de 30 mil m² e abriga consultórios odontológicos, anfiteatro ao ar livre, quadras poliesportivas, teatro, playground, biblioteca, restaurante, academia e outros serviços aos comerciários e cidadãos da região.
[nggallery id=15993]
A novidade fica por conta da estrutura do prédio, que busca aproveitar ao máximo os recursos naturais, utilizando em sua disposição grande parte de iluminação natural, além de serviços como reutilização da água e energia solar para o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado e aquecimento dos chuveiros localizados nos vestiários das piscinas. As inovações renderam ao prédio a medalha de prata na certificação Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental, em inglês), selo conferido aos edifícios modelo em desenvolvimento sustentável. Esta é a primeira unidade do SESC a receber esta certificação.
Iniciada em 2008, a obra será inaugurada com shows e uma extensa programação cultural, marca registrada da curadoria exercida pelo SESC. No dia 1º, a cidade recebe shows do Quarteto Camargo Guarnieri e do cantor e compositor Luiz Melodia, com participação de Céu e Dona Inah. No dia 2 o destaque fica por conta dos violeiros Ricardo Anastácio e Zeca Collares e do projeto Alma Lírica, com show dos músicos Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Ayres. Além da música, a programação do SESC Sorocaba abrigará ações como a exposição de obras do artista pernambucano Francisco Brennand e do acervo do SESC SP, oficinas de fotografia e cinema e atividades nas áreas de dança, literatura, circo, artemídia e cultura digital.
“Para nós é uma grande satisfação. O SESC atua em Sorocaba há muitos anos, então as pessoas já têm uma noção do que são os nossos trabalhos, mas elas ainda não sabiam o que era um projeto arquitetônico do SESC como esse, onde eles poderão apreciar e vivenciar as programações regionais e locais que iremos desenvolver”, explica Claudia de Figueiredo, que há três anos se mudou para a cidade e acompanhou a maior parte das obras e a organização da primeira programação cultural do espaço.
Apesar de ser prioritariamente destinado aos funcionários do comércio, o SESC realiza atividades abertas a toda a população. Para Danilo Santos de Miranda, o trunfo do serviço oferecido pela instituição está na visão igualitária de seus freqüentadores e na diversificação de opções de entretenimento e serviço abrigadas em seu espaço.
“Nós não temos absolutamente nenhuma intenção de preservar um espaço especial pra classe X ou pra classe Y, é tudo realmente muito integrado, essa é uma proposta da instituição. Isso tem a ver com a sustentabilidade muito mais do ponto de vista cultural e da cidadania do que apenas para a perspectiva da saúde e do bem estar. Essa é a grande inovação que o SESC procura fazer em Sorocaba, e agora temos o equipamento para oferecer isso”, conclui o diretor.
A programação completa da nova unidade do SESC pode ser conferida no site oficial da instituição.
Deixe um comentário