Saiba como está a briga pelo Brasileirão

Ronaldinho Gaúcho em dividida no jogo do último domingo

Fim do primeiro turno do Brasileirão! Após 19 rodadas, o Atlético Mineiro dispara na liderança e vai dando pinta de campeão.

O Galo Mineiro, que tem um jogo a menos, tem 43 pontos, um a mais que o segundo colocado, o Fluminense. Se vencer o Flamengo na partida que falta jogar, o Atlético fecha o turno com 46 pontos e um aproveitamento de mais de 80%, recorde absoluto do torneio. Até então, o Grêmio de 2008 detinha a marca, terminando os 19 primeiros jogos da competição com 41 pontos conquistados, pouco mais de 70% de aproveitamento. Vale lembrar que, naquele ano, a equipe gaúcha amoleceu e viu a recuperação fenomenal do seu xará tricolor, mas o de São Paulo. A equipe paulista arrancou, fez segundo turno impecável, contou com tropeços dos gaúchos e levantou a taça.

Na terceira colocação vem justamente o Grêmio, cinco pontos atrás dos cariocas, uma diferença considerável. Fechando o G4, o grupo dos que se classificam para a Libertadores da América, aparece o Vasco, com 35 pontos. Essa é a 10ª edição do Brasileirão desde que ele é disputado no formato de pontos corridos e, pela primeira vez, nenhum paulista figura entre os quatro primeiros.

Se a briga lá em cima corre o risco de perder a emoção com os líderes se desgarrando, a luta embaixo, para permanecer na séria A, segue mais emocionante do que nunca. O Palmeiras e o Atlético Goianiense aparecem com apenas 16 pontos, o Sport tem 15 e o Figueirense, na lanterninha, tem 14. Em 2011, dos quatro times que viraram a metade do campeonato na zona de rebaixamento, três deles caíram, o Atlético Parananense, o Avaí e o América Mineiro. Sabe quem era o outro time desse grupo, o único que conseguiu se salvar? O líder isolado do Brasileirão 2012, o Atlético Mineiro.

O segredo da volta por cima do time de Minas Gerais não é complexo: planejamento e contratações coerentes. Dos 11 titulares, seis deles foram contratados nessa temporada, o goleiro Victor, os laterais Marcos Rocha e Junior Cesar, o volante Leandro Donizete, o atacante Jô e, claro, o requeijão no pão de queijo do Atlético Mineiro, Ronaldinho Gaúcho que, sob suspeita de todos após péssima passagem pelo Flamengo, resolveu mostrar que ainda sabe jogar bola. Completando o elenco, ainda existem bons jovens atletas formados em casa mesmo, caso dos rápidos e habilidosos Danilinho e Bernard.

Campeão do primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971, (Apenas em 2010 a CBF reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como o Campeonato Brasileiro), o Atlético Mineiro tenta em 2012 sair da sombra de seu grande rival, o Cruzeiro. Após a conquista de 1971, o Galo não conquistou mais nenhum título de expressão, enquanto a Raposa levou quatro Copas do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003), um Brasileirão (2003) e duas Libertadores (1976 e 1997).

Se o craque Ronaldinho continuar com o bom futebol, vai ser difícil tirar essa das mãos do alvinegro. Assista ao golaço do jogador no último domingo, 26 de agosto, em partida justamente contra seu maior rival.



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.