Mantega diz que reclamação dos EUA ao protecionismo brasileiro é absurda

Foto Reprodução

Ministro da Fazenda, Guido Mantega classificou como “absurdo” a reclamação do governo dos Estados Unidos de que o Brasil estaria agindo com protecionismo em relação ao comércio entre os dois países.

Participando de uma conferência da revista The Economist, em Londres, Mantega mostrou dados do Global Trade Alert para mostrar que o Brasil utiliza medidas protecionistas em menor escalas que países como EUA, Reino Unido e Alemanha.

“O Brasil está no final da fila. É verdade, tomamos algumas medidas (comerciais), mas perdemos de longe da maioria dos países”, declarou o ministro, que em sua viagem ao Reino Unido aproveitará para se encontrar nesta sexta-feira, dia 21, com George Osborne, ministro das Finanças britânico.

Nesta quinta-feira, dia 20, o governo americano enviou uma carta ao Brasil reclamando sobre os aumentos de tarifas sobre importações e afirmando que as medidas podem levar a respostas comerciais dos americanos.

Durante a conferência, Mantega rechaçou a acusação e afirmou que o Brasil tem feito “medidas de liberalização da atividade comercial brasileira”. O ministro também afirmou que as disputas cambiais são uma “realidade”, mas que o governo brasileiro não permitirá que a indústria seja enfraquecida.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.