Alegria ao vivo

Fotos Rodrigo Capote

Em uma pequena Rua da Vila Brasilina, bairro localizado no distrito do Cursino, zona sudeste de São Paulo, cerca de 200 pessoas se reúnem em um modesto bar para acompanhar uma das partidas do Campeonato Brasileiro de 2012. É sábado, véspera de eleição, e o Beira Rio, como também é conhecido o Bar do Fê, registra uma de suas tardes de maior movimento. Parado logo em frente à ruela fechada está uma van com o logo da cerveja Brahma e um pequeno trailer que serve como uma espécie de palco para o ilustre convidado da ação comercial promovida pela cervejaria Ambev.

“Olho no laaaance!”, grita o narrador em uma das primeiras jogadas de perigo de Náutico X Corinthians, esticando a palavra daquela que se tornou uma de suas mais famosas expressões. Sentado dentro do pequeno trailer, Silvio Luiz brada cada nuance do jogo arrancando risos e aplausos da entusiasmada plateia que assiste ao jogo em frente à estrutura de metal equipada com duas televisões de plasma. Ao seu lado, o produtor de eventos Adriano Bejar Rodrigues está sentado em frente a uma página do caderno esportivo do jornal do dia. Na mão direita, segura também um microfone e aguarda sua vez de falar. “A defesa do Corinthians precisa ficar atenta ao Kieza, centroavante do Náutico, artilheiro do time com nove gols no Campeonato Brasileiro”, diz com dicção e limpidez dignas de um profissional.

Morador do bairro, Adriano foi indicado pelo amigo Carlos Fernando Pedroso, o Fê, para dividir o pequeno palco com Silvio Luiz e atuar como comentarista do jogo da rodada. “Eu nunca imaginei na minha vida que eu ia conhecer o Silvio Luiz, imagina sentar do lado dele? Eu estou adorando”, diz Adriano, que durante os finais de semana integra a equipe do G.R.C.B Beira Rio/Vila Brasilina, time amador do bairro que disputa anualmente a Copa Kaiser, principal torneio do futebol de várzea paulistano.

[nggallery id=16028]

Franqueado da rede Nosso Bar há um ano e meio, Fê teve a oportunidade de receber a ação em seu estabelecimento após ser um dos contemplados pelo evento que durante dez finais de semana dará a um bar diferente da periferia de São Paulo a chance de ter um dos jogos do final de semana narrados por Silvio Luiz ao vivo no local.“Tudo o que é novo, tudo o que é diferente, chama atenção, né? O pessoal gosta”, diz ele, que durante a partida corre para atender a grande demanda de clientes presentes no local.

Criada para atrair donos de pequenos bares e botequins para a marca, a franquia Nosso Bar se propõe a vender apenas produtos Brahma e mostra o interesse da empresa em expandir a atuação da marca em regiões periféricas da capital paulista. Como parte da estratégia de divulgação, a empresa realiza eventos como a narração ao vivo dos jogos de futebol. “A princípio a gente tem que vir antes pra conhecer o local, pra ver se tem suporte, se a infraestrutura dá e a gente sempre conta com os donos dos bares pra ajudar nesse quesito. Até hoje fui sempre bem atendido por todos”, explica Fernando Hiroshi Kamitsuji, produtor da agência AB2X, contratada pela Ambev para viabilizar a realização do evento.

Estrela da ação, Silvio Luiz é festejado pelos moradores. Ao final do jogo, os presentes se amontoam para tirar fotos e pedir autógrafos do narrador. “É uma ação que integra a gente muito mais com o povo e essa é uma jogada sensacional porque tem gente que não gosta dos narradores da televisão. Então estamos aqui e você pode observar qual é a recepção que nós tivemos e qual é a receptividade desse nosso trabalho”, diz ele. Torcedor do São Paulo, o técnico industrial Deni Oliveira preferiu ficar no Cursino ao invés de ir ao Morumbi apenas para acompanhar a visita do narrador. “Deixei de ir ao jogo do São Paulo pra prestigiar, pra ver ele. Eu jogo videogame com a narração do Silvio, sou fã dele há muito tempo. Estou muito satisfeito de estar aqui hoje pra ver ele ao vivo, ver ele falando, tirar foto com ele”, conta.

Depois da edição no Cursino, a ação do Nosso Bar Brahma visitou o Bar do Fiot, em Pirituba, na zona Noroeste de São Paulo. O evento segue por mais seis finais de semana, sempre aos domingos, com exceção do segundo turno das eleições, onde o evento é antecipado para o sábado. “É gostoso você saber que durante tanto tempo você fez um trabalho, um trabalho honesto, e é isso que acontece quando a gente sabe diferenciar o certo do errado. Foi uma grande idéia da Ambev, e estou muito feliz de participar”, conta Silvio Luiz, cujas bem humoradas expressões unem são-paulinos, palmeirenses, corintianos, santistas e todos os outros torcedores.

No evento, o importante é se divertir e participar da festa, como explica o comentarista por um dia Adriano. “O bairro está contente, a rua está contente e não poderia ser diferente. Não é todo dia que você tem a oportunidade de recepcionar na sua comunidade uma pessoa fantástica como o Silvio Luiz”.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.