Mais 5 montadoras chegam ao Brasil em 3 anos

Por meio do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) o governo quer ampliar as exportações de transportes produzidos no Brasil, em especial para mercados que prezam por tecnologia de ponta. O programa visa também melhorar a qualidade dos veículos e diminuir o preço no mercado interno.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nos próximos três anos a competitividade no setor será ampliada com a chegada de cinco ou seis novas montadoras ao Brasil. A alemã BMW, por exemplo, anunciará na próxima semana a construção de fábrica no Brasil (provavelmente no sul), sua primeira fora da Europa.

O Inovar-Auto é um estímulo do governo à pesquisa, tecnologia e inovação no setor automotivo por meio de incentivos às montadoras que investirem em inovação tecnológica. O programa contempla empresas que produzem e comercializam no Brasil, além das que tiverem projeto de investimento no país.

Segundo Pimentel, o governo pretende “manter ou expandir a posição do Brasil, que é o quarto maior produtor de veículos”, atrás apenas dos EUA, da China e do Japão. “A cadeia movimenta 25% do PIB porque envolve uma grande quantidade de empresas, como mecânicas, seguradoras. No mundo inteiro, o automóvel é um dos maiores indutores da economia. O Brasil faz isso com vigor e quer se tornar o maior produtor mundial, com uma grande plataforma de exportação de carros”.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.