A renomada publicação inglesa Art Review, entregou, pelo 11º ano consecutivo, o prêmio Power 100, que elege as 100 personalidades mais importantes no mundo da arte. Como o próprio veículo descreve no texto que precede o ranking, o objetivo não coroar um ou outro, nem um certificado é dado ao primeiro colocado, a função é destacar os ativistas que difundem a arte, aqueles que tentam mostrar para quem e, o mais importante, qual é o papel da arte inserida em nosso contexto cultural, político e social.
Na lista, três brasileiros, figuras que já foram citadas diversas vezes nas páginas da Brasileiros e da ARTE!Brasileiros. Na 98ª posição da seleção, Adriano Pedrosa, curador e um dos principais responsáveis pela Bienal de Istambul (clique aqui). Quem também não poderia ficar de fora é o empreendedor e ativista cultural Bernado Paz. O homem por traz de Inhotim (clique aqui) entra na 80ª posição. Fechando a participação brasileira na Power 100, Luisa Strina (clique aqui) aparece como a 71ª pessoa mais influente no mundo da arte.
Carolyn Christov-Bakargiev, diretora artística da feira de arte Documenta de Kassel, na Alemanha, foi considerada a figura mais importante do mundo bi meio artístico atualmente. Na segunda posição, o colecionador e galerista Larry Gagosian, dono da Gagosian Gallery. Fechando o pódio, o chinês Ai Weiwei, que em 2011 liderou a lista dos 100 mais influentes da Art Review. Clique aqui e confira a lista completa.
Deixe um comentário