Velocidade da banda larga mínima exigida pela Anatel irá dobrar nesse mês

No último ranking mundial de velocidade da Internet, divulgado no final do ano passado, o Brasil ocupou a pífia 163ª posição, ficando atrás de países como a Etiópia e o Haiti, mesmo sendo uma das nações com o maior número de internautas no mundo. Na mesma lista, Itapema, em Santa catarina, foi considerada a segunda cidade com a Internet mais lenta do planeta, atrás apenas de Algiers, na Argélia.

Atualmente, a Anatel obriga que as operadoras entreguem, no mínimo, 10% da velocidade contratada. Para garantir um serviço melhor para os brasileiros, a partir de novembro esse número irá subir para 20% e em até dois anos, o mínimo exigido será de 40%.

Para inspecionar de perto o cumprimento da nova medida, a Anatel começa, a partir dessa quinta-feira, 1 de novembro, a medição oficial de velocidade da conexão fixa através de equipamentos instalados nas maquinas de voluntários. Quanto a conexão móvel, 137 medidores serão espalhados pelo Rio de Janeiro, por enquanto, único estado a ser monitorado pela Agência Nacional de Telecomunicações. Até junho do próximo ano, outros estados também receberão os medidores para o monitoramento da banda larga.

Até dezembro desse ano, a Anatel pretende divulgar dados prévios sobre a pesquisa. No site oficial, www.brasilbandalarga.com.br, já é possível medir a sua conexão fixa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.