ONU diz que erradicação da Aids é “totalmente viável”

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta terça-feira, dia 20, afirma que a erradicação da Aids no mundo é “totalmente viável”. Segundo o documento, o acesso aos medicamentos de prevenção e combate à doença tem sido de grande eficácia para a tentativa de dizimar o vírus da imunodeficiência humana, o HIV.

O relatório foi desenvolvido pela agência da ONU sobre Aids (Unaids). Segundo descrito no documento, os avanços dos últimos dez anos permitiram a consolidação das “fundações para o eventual fim da Aids”. O relatório também mostra que tem havido queda no número de novos infectados e de pessoas que morrem pela doença.

O relatório aponta que 34 milhões de pessoas estavam contaminadas pelo vírus HIV no final de 2011. Graças ao desenvolvimento e avanço dos medicamentos, o número de mortos pela Aids em 2011 caiu para 1,7 milhão, uma grande redução em comparação com os anos de 2005, quando 2,3 milhões de pessoas morreram, e 2010, onde 1,8 milhão foram vitimados pela doença.

A região mais afetada pela doença é a África, onde 1 em cada 20 adultos estão infectados com o vírus do HIV. O relatório ainda destaca que o combate à doença é “um dos mais sérios desafios à saúde”, mas reitera que “a solidariedade mundial (…) continua a gerar ganhos extraordinários” na área.

Para a Unaids, as medidas que vem sido adotadas nos últimos anos foram um “sucesso história” e os programas de prevenção e os medicamentos tem sido essenciais para os bons resultados conquistados neste aspecto. As informações são da agência Reuters.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.