Foto Reprodução
O escritor e poeta alagoano Lêdo Ivo morreu na madrugada deste domingo, dia 23, aos 88 anos de idade. De acordo com a ABL (Academia Brasileira de Letras), Ivo morreu às 2h da madrugada, vítima de um infarto. Ele estava na cidade de Sevilha, na Espanha, para onde havia viajada com a família. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O escritor sentiu um mal estar após o jantar, e morreu nos braços do filho Gonçalo Ivo. O corpo do escritor será cremado na Europa e trazido ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 24. Ivo lutava contra um câncer de próstata há alguns anos.
A ABL decretou luto de três dias e anunciou que realizará uma sessão em homenagem ao escritor no dia 10 de janeiro. A Academia também anunciou que as cinzas de Ivo ficarão no mausoléu da entidade, localizado no Cemitério São João Baptista, na zona sul do Rio.
Vida
Nascido em 18 de fevereiro de 1924 em Maceió (AL), Lêdo Ivo mudou-se para o Recife em 1940. Em 1943, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se formou na Faculdade de Direita da Universidade do Brasil, em 1949.
Durante a faculdade, passou a realizar trabalhos como jornalista. Em 1944, publicou seu primeiro livro, a seleção de poesias As Imaginações. No ano seguinte publicou Ode e Elegia, que foi agraciado com o Prêmio Olavo Bilac da ABL.
Desde então, o escritor passou a publicar diversas obras em verso e prosa, transitando pelos formatos romance, conto, crônica, ensaios e poesia. Em 1953, mudou-se para Paris, retornando ao Brasil no ano seguinte. Em 1990, Ivo foi eleito “Intelectual do Ano”, prêmio pelo qual recebeu o Troféu Juca Pato.
O escritor foi casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo (1923 – 2004), com quem teve três filhos: Patrícia, Maria da Graça e Gonçalo.
Deixe um comentário