Foto Reprodução
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), acaba de adquirir a obra A Primeira Missa no Brasil, do pintor Candido Portinari. O quadro será integrado ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde ficará exposto ao público. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do MinC.
A obra foi pintada por Portinari em 1948 e faz referência à primeira missa católica realizada em solo brasileiro. A pintura foi encomendada a Portinari pelo português Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra, terceiro Barão de Saavedra, para ser exposta na sede do Banco Boavista, prédio projetado por Oscar Niemeyer em 1946. A tela permanecia até hoje no local, que atualmente funciona como um prédio do Banco Bradesco.
A tela de Portinari foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1992. Para adquirir a obra, o Ibram fez valer seu direito de preferência na aquisição de bens culturais móveis, disposto na legislação nacional. O valor da compra foi de R$ 5 milhões.
Segundo o Ibran/Minc, a previsão é a de que o público possa começar a ver a tela a partir de março de 2013, quando será realizada uma exposição com a obra de Portinari e o quadro homônimo A Primeira Missa no Brasil, pintado por Victor Meirelles, obra que já faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes. A exposição também contará com os estudos realizados pelos artistas para a criação e execução das obras.
Deixe um comentário