Cineasta japonês Nagisa Oshima morre aos 80 anos

Foto Reprodução

O cineasta japonês Nagisa Oshima morreu nesta terça-feira, dia 15, em um hospital da cidade de Kanagawa, ao sul de Tóqui, no Japão. Segundo informações da rede de televisão NHK, Oshima não resistiu a uma pneumonia.

Apontado como um dos mais influentes cineastas da chamada “nova onda” japonesa, Nagisa Oshima realizou filmes como O Império dos Sentidos (1976) e Furyo, Em Nome da Honra (1983), que tem em seu elenco os músicos David Bowie e Ryuichi Sakamoto. Seu último longa foi Tabu, de 1999.

De acordo com a NHK, Oshima morreu às 15h25 (4h25 no horário de Brasília). Em 1996, o cineasta foi vítima de uma hemorragia cerebral que o deixou com uma séria paralisia. Ele era casado com a atriz Akiko Koyama.

Oshima nasceu em Okayama no dia 31 de março de 1932. Antes de se dedicar ao cinema, estudou Direito na Universidade de Kyoto. Trabalhou em produtoras de cinema e na televisão antes de se destacar como um dos expoentes da “nova onda” do cinema de seu país.

Com Império dos Sentidos, venceu o Prêmio Internacional do Festival de Cinema de Cannes e ganhou reconhecimento em todo o mundo. Recentemente, o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián anunciou que em sua próxima edição realizará uma retrospectiva dos filmes de Nagisa Oshima. As informações são do portal G1.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.