A reta final para a preparação brasileiro para a Copa do Mundo 2013 começou. Luiz Felipe Scolari assumiu o comando da equipe e, muito provavelmente, será ele o comandante na busca pelo Hexa, que hoje parece tão distante. Como faz mensalmente, na manhã dessa quinta-feira, 17 de janeiro, a Fifa anunciou o ranking de seleções e, mais uma vez, o Brasil ocupou sua pior posição desde a criação da lista, sendo considerada a 18ª seleção mais forte do mundo. Para se ter uma base da situação, no levantamento, estão a frente do Brasil seleções com pouca tradição no esporte e quase nenhuma conquista, casos de Croácia, Grécia, Equador, Suíça e Costa do Marfim, que ocupam da 10ª a 14ª colocação, respectivamente.
O primeiro teste de fogo da Canarinho no ano será frente a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro. Pouco mais de um mês depois, mais um desafio complicado e que deverá testar todo o potencial da seleção de Felipão, a Itália no dia 21 de março. Vitórias contra esses adversários de peso significaria uma grande evolução no ranking da Fifa, já que a pontuação por vitória também passa no quesito “força do oponente”. Até por isso o Brasil se encontra na 18ª posição do ranking, visto que, nos últimos anos, a CBF tem preferido marcar amistosos contra seleções inexpressivas.
A Copa das Confederações, que acontece no meio desse ano, também será uma boa chance para melhorar na relação das melhores seleções do mundo. Atualmente a Espanha, campeã da Copa do Mundo de 2010 e também das últimas duas Eurocopas, encabeça o ranking da Fifa. A Alemanha e a Argentina aparecem na sequencia, em segundo e terceiro lugares respectivamente.
Deixe um comentário