Produzir com menos impacto:
– diminuir o uso de recursos naturais
– reduzir as emissões poluentes
– controlar o desperdício de água
– aumentar a durabilidade dos produtos
Educar:
– para o consumo consciente
– para as escolhas de cada indivíduo na sociedade
– para a importância de se tornar protagonista, seja um cidadão, seja uma empresa
O melhor exemplo
No mundo corporativo, a cada dia surgem exemplos concretos de que a mudança está em curso.
Sensibilizada com as questões ambientais, a fabricante norte-americana de carpetes InterfaceFLOR é considerada um dos exemplos mais completos de sustentabilidade.
Estabeleceu como missão reduzir até 2020 todos os impactos negativos gerados por suas atividades. Para isso, foi preciso mudar a forma de fazer negócios. Produtos usados e reciclados passaram a fazer parte do processo de fabricação, alterando o ciclo de vida dos carpetes. A companhia também investiu na criação de um sistema inovador para instalar carpetes sem agredir o meio ambiente.
A visão da InterfaceFLOR foi mostrada no documentário Uma Verdade Inconveniente, no qual o ex-vice-presidente americano Al Gore retrata os efeitos das mudanças climáticas, e que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. “Algumas pessoas nas empresas não estão vendo os benefícios desse movimento, pensam que se embarcarem nessa onda gastarão mais dinheiro e serão menos lucrativas. Corporações como Wal-Mart e GE estão dando o exemplo. Ninguém quer sua marca associada ao fato de ser parte do problema. As empresas têm de ser inovadoras e ser parte da solução do problema”, diz Claude Ouimet, vice-presidente da InterfaceFLOR para o Canadá e a América Latina.
Deixe um comentário